ColunistasFórmula 1Post

Max Verstappen confirma bom desempenho da Red Bull e crava pole para o GP do Bahrein

Neste sábado (27) Max Verstappen conquistou a quarta pole da carreira, o holandês bateu o tempo estabelecido por Lewis Hamilton no Q3. O piloto da Red Bull anotou 1m28s997, superando o piloto da Mercedes por 0s388.

Verstappen confirmou o favoritismo ao cravar a pole após liderar todos os treinos livres e desempenhar um bom trabalho nos testes de pré-temporada. A primeira corrida do ano deve ser bem disputada.

A surpresa positiva está com o desempenho da AlphaTauri, já que Pierre Gasly vai começar a prova pela quinta posição. O motor Honda vem apresentando um bom desempenho. No entanto como dúvida ainda temos o desempenho da Aston Martin, Stroll levou o AMR21 para a décima posição, mas Sebastian Vettel vai começar a prova pelo décimo oitavo lugar, após ser prejudicado na classificação pela rodada de Mazepin.

Saiba como foi a Classificação para o GP do Bahrein

A atividade começou com 35°C na pista e 30°C no ambiente.

Q1

A dupla da Haas e da Williams invadiram o circuito assim que ele foi liberado, os quatro carros estavam equipados com os pneus macios.

Mazepin acabou rodando na curva 13 e logo retornou para os boxes; o russo já estava cometendo alguns erros durante os treinos livres. Mick Schumacher, companheiro de equipe de Mazpin concluiu a sua primeira volta no circuito, anotando 1m33s861.

Restando dez minutos para o encerramento do Q1, os pilotos começaram a deixar os boxes, todos estavam investindo nos pneus macios.

Após todos os pilotos completarem uma volta cronometrada Max Verstappen dominou a liderança com 1m30s499, o piloto da Red Bull estava acompanhado por Yuki Tsunoda com 1m30s607. Lewis Hamilton foi empurrado para a terceira posição com 1m30s617. Pierre Gasly também apresentava um avanço para a AlphaTauri, após encaixar o carro na quarta posição. Sergio Pérez era o quinto colocado. Entre os cinco primeiros, quatro carros estavam com o motor Honda.

A formação dos dez primeiros era: Verstappen, Tsunoda, Hamilton, Gasly, Pérez, Bottas, Sainz, Ricciardo, Leclerc e Norris. Na zona de eliminação era possível ver: Ocon, Latifi, Russell, Mazepin e Schumacher.

Nos últimos quatro minutos alguns pilotos retornaram para a pista com novos pneus macios, após uma breve passagem pelos boxes.

Mazepin rodou mais uma vez e Vettel teve a sua volta prejudicada por conta do russo, perdendo a chance de avançar na classificação. Alonso saltou para a sétima posição com a Alpine, assim como Giovinazzi que deu uma boa volta e ocupou a nona posição. Russell acabou perdendo um pouco de espaço na tabela de tempos, mas conseguiu passar para o Q2. Carlos Sainz teve problema com o motor apagando, mas conseguiu avançar para o Q2 no limite pois ficou com a décima quinta posição.

Eliminados

16) Esteban Ocon – 1:31.724
17) Nicholas Latifi – 1:31.936
18) Sebastian Vettel – 1:32.056
19) Mick Schumacher – 1:32.449
20) Nikita Mazepin – 1:33.273

Q2

De pneus médios: Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Gasly, Norris, Pérez e Bottas;

Com os pneus macios: Leclerc, Alonso, Giovinazzi, Stroll, Raikkonen, Sainz e Russell;

A diferença das escolhas de pneus é por conta da corrida no domingo, largando com os médios é possível realizar a parada um pouco depois, diferente daqueles que apostaram pelos compostos macios. No entanto, durante a largada o macio tem um pouco mais de vantagem por conta da aderência.

Após os pilotos registrarem uma volta rápida, os dez primeiros que estavam com chances de avançar para o Q3 eram: Hamilton, Verstappen, Bottas, Norris, Sainz, Alonso, Leclerc, Gasly, Tsunoda e Stroll. Ricciardo e Pérez tiveram seus tempos deletados após extravasarem os limites de pista. Russell aguardou mais tempo nos boxes, antes de realizar a sua volta rápida.

Ricciardo abandonou a utilização dos pneus médios e partiu para os pneus macios na tentativa de avançar para o Q3, mas Pérez seguia na estratégia escolhida pela Red Bull e foi para a pista com os pneus médios.

Carlos Sainz passou para o Q3 na liderança, acompanhado por Leclerc. Ainda sobre os motores da Ferrari: Giovinazzi foi eliminado, mas superou Kimi Raikkonen ficando com a décima segunda posição, enquanto o finlandês era o décimo quarto.

Ricciardo conseguiu completar a sua volta, anotando 1m30s222 de pneus macios, avançando com o carro da McLaren para o Q3. Pérez não conseguiu uma boa volta e foi eliminado. Tsunoda perdeu a chance de disputar o Q3, por conta da falta de aderência dos pneus.

A dupla da McLaren fechou o seu tempo com os pneus de faixa vermelha, abandonando os pneus médios para a largada. Gasly prosseguiu com os pneus médios. 

Q3

Todos com os pneus macios!

Max Verstappen roubou a ponta, ficando com a pole provisória após anotar 1m29s526, superando Lewis Hamilton por 0s023. Gasly era o terceiro colocado com 1m30s014, Bottas estava ocupando apenas a quarta posição com 1m30s2016 registrado.

A dupla da Ferrari havia avançado para o Q3, mas só Carlos Sainz tinha registrado tempo, Leclerc precisou aguardar um pouco mais nos boxes antes de buscar a sua volta rápida. O mesmo aconteceu com Stroll e Alonso que estavam disputando uma melhor posição para a corrida.

Max Verstappen conquistou a sua quarta pole da carreira após anotar 1m28s997, superando Hamilton por 0s388. Bottas vai começar a corrida da terceira posição, seguido por Charles Leclerc que conseguiu superar o companheiro de equipe e assumir o quarto lugar. Pierre Gasly é a surpresa da classificação pelo bom resultado, o piloto obteve a quinta posição.

A dupla da McLaren foi superada, mas ficou com o sexto e o sétimo lugar, com Daniel Ricciardo e Lando Norris respectivamente. Sainz fechou na oitava posição, seguido por Alonso e Stroll.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading