ColunistaNascarPost

Martin Truex Jr toma a liderança no fim e leva etapa de Martinsville

Piloto da Joe Gibbs superou Denny Hamlin nas voltas finais e faturou a confusa prova na Virgínia

O tradicional troféu-relógio de Martinsville foi para a casa de Truex (Brian Lawdermilk | Getty Images)

Em uma jornada de mais de quatro horas, tivemos o primeiro piloto a vencer mais de uma corrida em 2021. O feito coube a Martin Truex Jr, que teve o melhor carro no momento mais importante e desbancou o companheiro de equipe Denny Hamlin para faturar a etapa de Martinsville da NASCAR Cup Series.

A corrida começou no sábado à noite (10), mas acabou adiada para a tarde de domingo (11) devido ao tempo chuvoso na região da Virgínia. Com a etapa recomeçando no domingo, a partir da volta 43 das 500 programadas no oval de meia milha (o menor da NASCAR), a disputa foi muito apertada desde o começo e os toques foram travando a disputa com as bandeiras amarelas neutralizando o ritmo da prova.

Os dois pilotos que mais se destacavam eram Ryan Blaney e Denny Hamlin. Embora o piloto da Penske tenha vencido os dois estágios, quem liderou a maior parte da prova foi o corredor da Joe Gibbs, que mostrava um ritmo muito forte nas relargadas e nos períodos mais curtos de bandeira verde.

A prova teve 14 bandeiras amarelas e duas vermelhas ao todo. Uma delas, causada por uma rodada de Kyle Busch e de Chris Buescher, que provocou um engavetamento de 15 carros, tirando alguns nomes da disputa, como Alex Bowman, Brad Keselowski e Daniel Suárez.

Faltando cerca de 50 voltas para o fim, uma bandeira amarela foi causada por um acidente de Chase Briscoe. Nos boxes, as chances de Blaney foram pro espaço quando o seu carro passou por cima de uma pistola pneumática e causou uma punição para o piloto da Penske.

Na relargada, Hamlin assumiu a ponta e se manteve, mas passou a ser pressionado por Martin Truex Jr e Chase Elliott. No duelo dos pilotos da Joe Gibbs Racing, melhor para Truex, que tinha um carro melhor acertado para períodos mais longos de bandeira verde e superou o companheiro de equipe assumindo a liderança faltando 20 voltas para o fim.  Elliott batalhou e conseguiu superar Hamlin perto do fim, mas já era tarde demais para ameaçar a vitória de Truex.

Com a vitória, Truex se tornou o primeiro piloto a vencer duas corridas nesta temporada, encerrando a sequência de sete vencedores diferentes de 2021. A vitória também garante bons pontos para o piloto da Gibbs tanto na temporada regular, como para as pontuações adicionais nos playoffs.

A NASCAR Cup Series volta no próximo domingo, em outro oval curto do estado da Virgínia. A etapa será em Richmond.

Top-10 da etapa de Richmond:

1 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
2 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
3 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
4 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
5 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
6 – Joey Logano (Penske/Ford)
7 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
9 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
10 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Ford)

Classificação da NASCAR Cup Series após oito etapas (de 26 da temporada regular)

Classificados por vitórias: Martin Truex Jr, Joey Logano, Kyle Larson, Ryan Blaney, William Byron, Christopher Bell, Michael McDowell

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte:

Denny Hamlin +194
Chase Elliott +75
Kevin Harvick +68
Brad Keselowski +59
Kyle Busch +27
Austin Dillon +24
Ricky Stenhouse Jr +17
Chris Buescher +7
Kurt Busch +5
————————————

Alex Bowman -5
Ryan Newman -23
Bubba Wallace -33
Ryan Preece -35

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados