ColunistasFórmula 1Post

Lando Norris foi punido por ignorar as bandeiras amarelas na classificação

O dia da McLaren não foi nada bom na Turquia, a equipe não conseguiu avançar para o Q3 e pouco depois do encerramento da sessão, Carlos Sainz recebeu uma punição com a perda de três lugares no grid de largada do domingo.

Os comissários estavam investigando os pilotos que poderiam ter ignorado as bandeiras amarelas durante a classificação, e Lando Norris foi punido por não ter reduzido a velocidade o suficiente quando elas foram acionadas no Q1.

Confira: Carlos Sainz vai perder três posições no grid de largada do GP da Turquia

O piloto da McLaren estabeleceu a sua melhor volta do Q1, justamente quando duas bandeiras amarelas foram acionadas por conta de Nicholas Latifi que acabou rodando com a Williams e ficou parado na brita. Ao analisarem a telemetria do carro, vídeos e rádio, notaram que Norris não cumpriu a regra. A penalização de Norris foi mais dura, o piloto que havia obtido a décima primeira posição, vai perder cinco posições no grid de largada e agora ele será o décimo sexto colocado.

Confira: Lance Stroll conquista a primeira pole em disputa direta contra Verstappen e Pérez na Turquia

Além da penalidade no grid, Norris perdeu três pontos na super licença, acumulando cinco pontos em um período de 12 meses.

“A telemetria mostra que o Carro 4 [Norris] desacelerou no setor e voltou a acelerar após o acidente”, disseram os comissários. “Norris perguntou à equipe se ele deveria abortar a volta, mas foi orientado a ficar no circuito devido às rápidas mudanças nas condições da pista.”

“O carro 4 completou a volta, que acabou sendo sua volta mais rápida no Q1. Embora os comissários reconheçam que o carro 4 não estava tentando definir um tempo de volta rápida, devido às mudanças nas condições da pista, ele o fez e, portanto, violou os regulamentos mencionados.”

Lance Stroll estava sendo investigado por ignorar as bandeiras amarelas, mas os comissários analisaram a sua telemetria e apontaram que o piloto havia tirado o pé do acelerador quando Pérez rodou.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo