ColunistasPostRedação

Igor Fraga vence desafio mundial contra o relógio na plataforma Gran Turismo

Foto: Gran Turismo/Clive Rose

Bicampeão mundial de automobilismo virtual, o brasileiro Igor Fraga acaba de conquistar mais uma façanha inédita: durante as duas últimas semanas o mineiro de 21 anos disputou o desafio de velocidade contra o relógio promovido dentro da plataforma Gran Turismo em homenagem ao centenário da Mazda, e sagrou-se como o piloto mais rápido do planeta. Na última sexta-feira, 29 de maio, Fraga registrou a marca de 2min16s101 para os 7,004 km do lendário circuito de Spa-Francorchamps e não foi mais superado pelos especialistas de diversas nacionalidades que participaram da disputa.

Com a vitória, Fraga reafirmou sua condição de referência mundial nos e-sports. Mais do que isso, o brasileiro é hoje também uma aposta para a Fórmula 1: patrocinado pelo jogo Gran Turismo, segue também uma bem sucedida carreira no automobilismo real, a ponto de em março ter sido integrado ao Red Bull Junior Team, programa do qual saíram nomes como Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Max Verstappen.

Para igualar as condições, desde o início da disputa, no dia 22 de maio, todos os pilotos utilizaram o mesmo carro: a versão mundial do protótipo Mazda RX-Vision GT3 Concept. E o brasileiro logo se impôs como um dos principais competidores, registando já no dia 24 a marca de 2min16s212, a melhor até então. Três dias depois, Fraga novamente surpreendeu ao superar sua própria volta rápida ao cravar 2min16s206. E baixou ainda mais seu recorde na sexta-feira da semana passada (29/05), assinalando 2min16s101. Para se ter uma ideia do nível de competitividade, os 51 primeiros colocados ficaram dentro do mesmo segundo, sendo que Fraga impôs a maior diferença em comparação ao rival mais próximo. O brasileiro foi 0s163 mais veloz que o segundo colocado, o japonês Takuya Miyazono.

Foto: Reprodução Gran Turismos

“Foi uma competição incrível, com pilotos muito rápidos e constantes. Um grande desafio sem dúvida. Tive que me manter na ativa durante todos os dias das duas semanas, sempre andando com o carro em um nível muito alto, por que eu sabia que a qualquer momento alguém poderia me tirar da liderança”, conta Fraga. “Mas, com essa estratégia de me manter focado e treinando o tempo todo, eu consegui aprimorar minha volta e finalmente registrei uma marca realmente muito boa. Estou muito feliz com essa vitória. É algo que motiva bastante para continuar a competir tanto no virtual quando no automobilismo real”, comentou o vencedor do desafio mundial.

Em 2020, Fraga irá disputar o campeonato FIA Fórmula 3, principal competição da categoria, que realiza suas disputas nos mesmos finais de semana que a Fórmula 1. O calendário da categoria prevê a realização da primeira etapa nos dias 4 e 5 de julho, em Red Bull Ring na Áustria.

 

[powerpress_playlist]

[powerpress_subscribe]

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo