ColunistasFórmula 1Post

“Sem arrependimentos”, Horner fala sobre alguns jovens pilotos que passaram pela Red Bull

As academias de pilotos são uma parte fundamental da carreira dos pilotos que estão na base e querem uma vaga na Fórmula 1. A Red Bull era um nome forte e conseguiu trabalhar no futuro de Sebastian Vettel e Max Verstappen dentro da categoria.

Vettel foi um nome forte e mudou a visão sobre a RBR, já Verstappen tinha 16 anos quando foi anunciado como piloto da Toro Rosso – e vocês devem se lembrar que a regra sobre a idade precisou ser mudada após este episódio.

Alguns pilotos foram dispensados no meio do caminho, como o atual campeão da Fórmula E, Antonio Felix da Costa e o bicampeão de FE, Jean-Eric Vergne. Além de Neel Jani que também correu na categoria elétrica.

Antonio Felix da Costa e Jean-Eric Vergne - Foto: Formula E
Antonio Felix da Costa e Jean-Eric Vergne – Foto: Formula E

E com o notável desenvolvimento e desempenho de pilotos como Vergne e Da Costa, o passado da Red Bull passou a ser questionado, principalmente por este ‘descarte’ de pilotos que conseguiram vingar no esporte de outra forma. O chefe de equipe, Christian Horner falou um pouco sobre o assunto após a participação de Sebastien Buemi, Brandon Hartley que venceram as 24 horas de Le Mans dividindo o carro com o ex-piloto da Williams, Kazuki Nakajima.

“Essa é uma pergunta interessante. Acho que o melhor de tudo isso é que a Red Bull deu essa oportunidade a tantos caras, seja Jean-Eric Vergne, Da Costa, Sebastien Buemi, fantástico vê-los vencendo corridas e de fato, ele ainda com o apoio da Red Bull.”

“Então eles são todos pilotos que não teriam tido essa oportunidade se não fosse pelo apoio e patrocínio da Red Bull em seus primeiros dias de carreira. Mas não acho que haja arrependimentos reais…”

Sebastien Buemi – Foto: Red Bull Racing

“Acho que talvez tivesse sido interessante ver o que da Costa poderia ter feito em um carro de Fórmula 1, mas essa oportunidade nunca se apresentou realmente”, completou Horner.

Da Costa é um bom exemplo do imaginário que ronda o que ele poderia ter feito na Fórmula 1. Quando falamos sobre jovens talentos, devemos lembrar ainda que nem sempre a categoria terá espaço para abrigar todos os jovens.

Neste momento vemos a Ferrari com diversos pilotos na Fórmula 2, com chance de subir para a F1 dado o seu desempenho, mas sem vaga para todos.

No entanto, as necessidades de uma resposta imediata, parece ter prejudicado a visão da Red Bull. Pierre Gasly também foi uma aposta do time, conquistou título na F2 e infelizmente como o resultado na RBR não foi o esperado, o piloto precisou retornar para a Toro Rosso que atualmente é a AlphaTauri. 

Com o retorno do francês a Toro Rosso vimos a conquista do pódio no GP do Brasil e a vitória no GP da Itália. Uma mudança que funcionou bem para Gasly que está podendo mostrar o seu talento de uma melhor forma. 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo