ColunistasFórmula 1Post

Hamilton vence, Albon vai ao pódio após abandono de Pérez e corrida é marcada pelo acidente de Grosjean

As prova no Bahrein é esperada por ser uma corrida noturna, geralmente os espectadores gostam muito. Infelizmente a prova começou de um jeito bem ruim, pois Romain Grosjean sofreu um acidente na segunda reta do circuito. O piloto da Haas se tocou com Daniil Kvyat e foi direto para o guard-rail. O VF-20 dele se partiu separando a célula de sobrevivência do motor, com isso o carro entrou em combustão. O carro médico estava logo atrás e conseguiu chegar rápido no acidente, os médicos logo prestaram atendimento, removendo o piloto rapidamente do fogo.

Susto, mas logo depois veio o alívio, pois o piloto conseguiu sair andando, mesmo com algumas queimaduras nas mãos e a possibilidade de alguma costela quebrada. O carro ficou destruído, mas ainda foi comprovado que a segurança da F1 evoluiu muito, pois em outros anos o acidente poderia ser fatal, então de todas as maneiras as imagens eram impressionantes, acidente, resgate e todo o atendimento. 

Outro susto se deu na relargada parada que ocorreu vários minutos após o acionamento da bandeira vermelha, Kvyat se envolveu em mais um incidente na corrida. O russo bateu em Lance Stroll que ficou de ponta cabeça na pista. O Safety Car entrou na pista para a remoção do carro do canadense, antes da corrida retomar.  

Neste reinício a prova já se provou muito disputada, com os pilotos tentando atacar e já garantindo algumas posições. Por conta da utilização da goma intermediária da Pirelli para a prova, os pilotos apostaram em duas paradas e outros precisaram até mais do que isso.  Várias ultrapassagens ocorrem, justamente por conta da forma com que cada equipe estava lidando com os pneus. Os duros eram difíceis para manter o rendimento, enquanto os médios e macios não duravam muitas voltas.

Os resultados

Lewis Hamilton venceu pela 95ª vez na carreira, o inglês considerou que a corrida foi difícil fisicamente, mas mostrou superioridade para o segundo colocado, conseguindo estabelecer uma boa diferença e não deixar com que Max Verstappen conseguisse se aproximar do inglês. Um grande fim de campeonato para Lewis Hamilton que já o dono do sétimo título Mundial. 

Neste fim de semana o esperado era realmente a disputa entre a Red Bull e Mercedes e de fato ela aconteceu de alguma forma na pista, mesmo com o time austríaco não conseguindo obter um rendimento igual ao do time alemão. Verstappen segurou a segunda posição e aproveitou a corrida ruim de Valtteri Bottas para reduzir um pouco a diferença entre eles no campeonato de pilotos.

Alexander Albon herdou a terceira posição nas últimas voltas da prova, o motor do carro de Sergio Pérez abriu o bico e começou a pegar fogo, forçando o abandono do mexicano. O tailandês que estava realizando uma boa corrida, aproveitou para ir ao pódio pela segunda vez na temporada após o resultado em Mugello.

Racing Point x McLaren x Renault x Ferrari

A Racing Point perdeu a terceira posição no campeonato de construtores para a McLaren após o abandono dos dois carros nesta corrida e o bom desempenho da sua rival. A RP terminou o GP do Bahrein com 154 pontos, contra 171 da McLaren.  Lando Norris conseguiu a quarta posição nesta prova, enquanto Carlos Sainz realizou uma grande prova, fatiando o grid para terminar no quinto lugar, após largar da décima quinta posição.

Pierre Gasly dificultou está briga, pois Sainz precisou enfrentar o piloto da AlphaTauri antes de obter este resultado, no entanto a Renault praticamente se atrapalhou durante a corrida, pois ficaram em um conflito interno. Ricciardo terminou a corrida na sétima posição, enquanto Esteban Ocon foi o nono. A Renault fecha a prova com 144 pontos.

Após o GP da Turquia o saldo da Ferrari é de apenas um ponto com o décimo lugar de Charles Leclerc, que só ocorreu por conta do abandono de Pérez, mesmo com o monegasco figurando em alguns momentos da prova em uma posição melhor que o décimo lugar. A Ferrari agora trabalha com 131 pontos. 

A prova de Bottas

Uma corrida difícil para o finlandês, o piloto largou do lado sujo da pista e foi pressionado por Max Verstappen. Bottas caiu para a sexta posição antes do acidente horrível de Romain Grosjean. A Mercedes precisou realizar várias paradas com ele, uma provocada por um furo de pneu que colocou o piloto na última posição do grid.

O finlandês teve dificuldade para realizar as ultrapassagens e quando chegava na zona de pontuação, logo a Mercedes precisava realizar mais uma parada e ele tinha que remar tudo de novo. Desta forma Bottas terminou a corrida na oitava posição, em uma sequência de provas ruins somando o GP da Turquia.

A Fórmula 1 retorna no próximo domingo em mais uma corrida no Bahrein, mas desta vez utilizando o anel externo do circuito, que é muito mais veloz que o utilizado neste fim de semana.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading