ColunistasDestaquesPostW Series

Guia completo para a temporada 2022 da W Series

A temporada 2022 da W Series começa neste fim de semana, a categoria feminina realizará uma rodada dupla em Miami. O campeonato cresceu desde 2019 quando a primeira temporada foi disputada. Neste ano a categoria realizará 10 etapas compartilhando mais uma vez do fim de semana da Fórmula 1, atuando como evento suporte da categoria principal.

O primeiro calendário da W Series contava com apenas seis provas, desde então a categoria deu um salto e começou a chamar cada vez mais a atenção do público e de novos patrocinadores. A parceria com a F1 foi fundamental para aumentar a sua visibilidade, além disso, algumas pilotas conseguiram estreitar os laços com equipes da F1, trabalhando nos seus programas de desenvolvimento ou como embaixadoras para incentivar mais mulheres no esporte.

O Grupo Globo segue realizando a transmissão das etapas aqui no Brasil em 2022, onde tudo pode ser acompanhado pela SporTV. Com a W Series invadindo a casa dos fãs de automobilismo, fica fácil se deparar com relatos de mulheres que sentem inspiradas pela categoria ou de garotas que agora conseguem ver uma oportunidade de também fazer parte do automobilismo.

As pilotas de 2022

O grid da W Series conta com 18 mulheres – Foto: reprodução W Series

O grid da W Series conta com 18 pilotas de diversas nacionalidades. Oito pilotas tinham vaga garantida para competir em 2022 por conta da classificação do campeonato anterior, enquanto as outras nove passaram por um novo processo de seleção.

Jamie Chadwick competirá mais uma vez na W Series, a pilota está buscando apoio financeiro para disputar uma Fórmula 3 ou Fórmula 2, mas os convites ainda não surgiram, mesmo sendo bicampeã na categoria. Chadwick pensa até mesmo em dar continuidade a sua carreira nos Estados Unidos, buscando um caminho com mais oportunidade. Competindo mais uma vez na W Series ela terá a oportunidade de defender o seu título, mas também usará a W Series para continuar o seu treinamento. Desta vez a pilota britânica representará a equipe Jenner Racing.

A brasileira Bruna Tomaselli segue representando o Brasil na W Series, a pilota poderá ser identificada na pista em Miami com um capacete que combina o seu layout as cores de Ayrton Senna. O casco foi um presente de Raí Caldato e do artista Alan Mosca. Com o capacete será realizada uma homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1.

A categoria também buscou dar oportunidade para pilotas mais jovens. Tereza Babickova, Bianca Bustamante, Chloe Chambers, Emely De Heus e Juju Noda são as cinco estreantes da temporada.

Infelizmente a pilota Irina Sidorkova ficou de fora do grid, a russa tinha vaga até 2023, pois fora integrada ao programa de desenvolvimento da W Series, mas por conta da guerra da Rússia à Ucrânia, o seu contrato foi rompido, diante de todas as sanções que foram implementadas aos russos. A pilota aguarda um novo acordo para retornar à W Series.

Ayla Agren da Noruega será a pilota reserva.

As pilotas foram divididas entre as equipes: Jenner Racing, Quantfury Racing, CortDAO Racing, Click2Drive Bristol Street Motors Racing, Sirin Racing, Puma Racing X, Scuderia W e a W Series Academy.

Confira a lista de pilotas da W Series de 2022

Tereza Babickova, República Checa, 18 – Puma
Bianca Bustamante, Filipinas, 17 – W Series Academy
Jamie Chadwick, Reino Unido, 23 – Jenner Racing
Chloe Chambers, EUA, 17 – Jenner Racing
Emely De Heus, Holanda, 19 – Sirin Racing
Belén García, Espanha, 22 – Quantfury W Series Team
Marta Garcia, Espanha, 21 – CortDAO W Series Team
Jessica Hawkins, Reino Unido, 27 – Click2Drive Bristol Street Motors Racing
Emma Kimiläinen, Finlândia, 32 – Puma
Abbi Eaton, Reino Unido, 30 – Scuderia W
Nerea Martí, Espanha, 20 – Quantfury W Series Team
Sarah Moore, Reino Unido, 28 – Scuderia W
Juju Noda, Japão, 16 – W Series Academy
Alice Powell, Reino Unido, 29 – Click2Drive Bristol Street Motors Racing
Abbi Pulling, Reino Unido, 18 – Racing X
Bruna Tomaselli, Brasil, 24 – Racing X
Beitske Visser, Holanda , 26 – Sirin Racing
Fabienne Wohlwend, Liechtenstein, 24 – CortDAO W Series Team

Carro

A W Series segue usando os carros de F3 em sua competição – Foto: reprodução W Series

Assim como na temporada inaugural que ocorreu em 2019, as pilotas vão usar o Fórmula 3, Tatuus T-318 (Alfa Romeo). No ano passado ele foi aprimorando e atualizado para fornecer mais segurança e confiabilidade.

A W Series conta atualmente com o apoio da Toyota Gazoo Racing Nova Zelândia, a empresa ficou responsável por realizar o translado dos carros, para tornar essa cadeia de deslocamento mais sustentável.

LEIA MAIS: W Series amplia temporada 2022 com a realização de duas rodadas duplas

Os carros que as pilotas usam são idênticos, isso é uma forma de nivelar a competição e dar oportunidade para que todas consigam apresentar um bom desempenho. Nas etapas de Barcelona e Suzuka a Toyota enviará 18 dos seus carros FT60 para serem usados pela W Serie. Os chassis que a categoria feminina e a Toyota Racing Series usa, são os mesmos, o que muda são os motores. Os carros da Toyota usam os motores da marca, enquanto os carros da W Series estão equipados com motores da Alfa Romeo.

O compartilhamento dos carros entre os campeonatos ajudará nesta logística, para que a temporada possa ocorrer da melhor forma possível.

Outros detalhes

A W Series usa o mesmo sistema de pontuação da Fórmula 1, desta forma as dez primeiras colocadas recebem pontos: 1ª 25 pontos, 2ª 18 pontos, 3ª 15 pontos, 4ª 12 pontos, 5ª 10 pontos, 6ª 08 pontos, 7ª 06 pontos, 8ª 04 pontos, 09ª 02 pontos e 10ª 01 ponto.

No final da temporada a campeã recebe um prêmio em dinheiro para auxiliar em sua carreira, além disso também recebe pontos para a superlicença; 1ª 15 pontos, 2ª 12 pontos, 3ª 10 pontos, 4ª 07 pontos, 5ª 05 pontos, 06ª 03 pontos, 7ª 02 pontos e 8ª 01 ponto. Se Jamie Chadwick vencer o campeonato neste ano não poderá receber mais 15 pontos neste ano.

As provas da W Series tem duração de 30 minutos.

Calendário da W Series 2022

07 e 08 de Maio – rodada dupla com GP de Miami
21 de Maio – GP da Espanha
3 de Julho – GP da Inglaterra
24 de Julho – GP da França
31 de Julho – GP da Hungria
09 de Outubro – GP do Japão
23 de Outubro – GP dos Estados Unidos
29 e 30 de Outubro – rodada dupla com GP do México

Programação para o GP de Miami da W Series

Programação da W Series – Foto: Ale Ranieri / BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading