ColunistasFórmula 1Post

GP de Sakhir disputado no anel externo, promete voltas abaixo de um minuto

A Fórmula 1 confirmou a utilização do anel externo do circuito do Bahrein, a utilização é possível pois os traçados possuem a licença Grau 1 da FIA. A pista tem 11 curvas e os carros devem realizar a volta abaixo de um minuto.

Com as simulações realizadas, indicam que o tempo da classificação será em 55 segundos, principalmente pelos carros estarem em aceleração plena. A volta mais rápida da F1 foi estabelecida por Niki Lauda em Dijon em 1974, com apenas 58,79s. A volta mais rápida nesta temporada foi obtida por Valtteri Bottas no GP da Áustria, quando o finlandês registrou 1m02s939.

No circuito externo de Sakhir será possível completar 87 voltas, para garantir o mínimo de 305 km para a disputa. Desta forma será a prova com mais voltas do ano. Esta é a primeira vez que o traçado será utilizado para a Fórmula 1, por conta da pandemia a categoria precisou inovar nesta temporada, principalmente para deixar as disputas mais intensas.

Em 2010 a F1 utilizou um outro tipo de traçado, com 6.299 km, mas que foi bem impopular na competição, desta forma passaram a utilizar o circuito que tem 5.412 km, enquanto o circuito externo possui 3.664 km.

Ross Brawn, Diretor Esportivo da Fórmula 1, disse: “Estamos entusiasmados em anunciar o circuito externo como o formato a ser utilizado para o Grande Prêmio do Sakhir e queremos agradecer aos nossos parceiros no Circuito Internacional do Bahrain por seu apoio contínuo”, disse Brawn.

“Avaliamos uma série de opções para o layout alternativo do circuito e concluímos que o circuito externo será a melhor alternativa e fornecerá um novo desafio para todas as equipes e será capaz de entreter todos os nossos fãs com altas velocidades e tempos de volta rápidos.”

Opinião

Fiquei realmente animada com o novo traçado, já estava aguardando a confirmação e será bem interessante ver os carros atuais rodando abaixo de um minuto. É um novo desafio para uma temporada única, devemos ter uma corrida bem interessante.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo