ColunistasFórmula 1Post

GP da Toscana – Lewis Hamilton vence de forma brilhante, após corrida caótica em Mugello

Largada? Confusão, caos. Foi assim o início da prova na Toscana, primeira corrida no circuito. Logo após a largada tivemos o primeiro acidente que ocorreu com Max Verstappen, Pierre Gasly e Kimi Raikkonen, um sanduiche que contribuiu para o abandono do holandês.

Algumas voltas para limpeza da pista e a relargada ocorreu, mas aí tudo foi um borrão, pois vários pilotos se envolveram em um acidente sério. Valtteri Bottas segurou o pelotão e todos foram reduzindo a velocidade, aqueles que estavam na parte final do grid, acabaram se tocando pois acreditavam que os pilotos a frente já haviam relargado. Antonio Giovinazzi na tentativa de se livrar de um acidente com Kevin Magnussen jogou o carro para o lado e acertou Nicholas Latifi, Carlos Sainz que vinha logo atrás acertou eles e  assim ocorreu o abandono destes pilotos. Neste início já tínhamos seis pilotos fora da prova.

E após relargada que ocorreu na nona volta Hamilton assumiu rapidamente a liderança e Bottas perdeu a chance de brigar com o companheiro de equipe. Ótimas disputas ocorreram na pista, principalmente as travadas por Daniel Ricciardo que estava com muita gana para chegar ao pódio.

No entanto a Racing Point apresentava um desempenho difícil, com Pérez perdendo espaço, enquanto Lance Stroll tinha dificuldade para se manter na terceira posição, com a aproximação do australiano.

Após a rodada de pit-stops que ocorreu a partir da volta 30, novas movimentações foram ocorrendo na prova e aí veio a batida de Lance Stroll que mudou tudo de novo. Uma nova bandeira vermelha foi acionada e a prova foi interrompida mais uma vez. Desta forma os três pilotos que haviam terminado no pódio no GP de Monza, não completaram o GP da Toscana.

Três vezes em uma prova! 

Um terceiro recomeço, um novo realinhamento nos boxes e Lewis Hamilton foi imbatível mais uma vez e sobrou na ponta, enquanto Valtteri Bottas foi ultrapassado por Daniel Ricciardo. A prova seguiu e o motor Mercedes falou mais alto, Ricciardo foi ultrapassado e Bottas passou a buscar Hamilton, mas o australiano não contava com ultrapassagem de Alexander Albon.

Foi assim a disputa pela terceira posição, Ricciardo queria o primeiro pódio com a Renault, mas Alexander Albon batalhou pelo primeiro pódio da carreira e nesta disputa de primeiras vezes, o tailandês levou a melhor e cruzou a linha de chegada a frente completando o pódio com a dupla da Mercedes.

Ricciardo foi o piloto que teve o melhor desenvolvimento com a Renault, já que Esteban Ocon abandonou a corrida por conta do superaquecimento dos freios. E seguindo pelo grid, Sergio Pérez garantiu a quinta posição para a Racing Point, seguido por Lando Norris da McLaren. Um piloto de cada uma destas equipes assegurando pontos preciosos para a disputa do campeonato de construtores.

Daniil Kvyat foi o responsável por conquistar pontos para a AlphaTauri, após conquistar a sétima posição. Charles Leclerc e Sebastian Vettel levaram pontos para a Ferrari, já que o monegasco conseguiu um oitavo lugar, enquanto o alemão foi o décimo. Entre eles, Kimi Raikkonen fechou na nona posição, conseguindo os primeiros pontos do ano, mesmo após ser punido com cinco segundos por ter cruzado a linha dos boxes quando o Safety Car foi acionado.

George Russell chegou próximo da zona de pontuação, até figurou nela, mas terminou no décimo primeiro lugar, com Romain Grosjean em décimo segundo. Desta forma o GP da Toscana encerrou com 12 pilotos completando a prova, enquanto 8 pilotos abandonaram.

Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada para conquistar a 90ª vitória da carreira, soberano com mais de 4 segundos de vantagem para Valtteri Bottas. Enquanto Albon tirou um peso das costas, pois após o abandono de Max Verstappen o tailandês permaneceu na pista e ainda conquistou o pódio.

O texto do Volta por Volta sai ainda nesta tarde, mostrando todos os pontos desta corrida movimentada.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo