ColunistaFórmula 1Post

GP da Itália – Pneus e estratégias da rodada

A Pirelli manteve os pneus utilizados em 2019, para a competição desta temporada, mas precisou modificar a calibragem deles

Nesta temporada a Fórmula 1 vai disputar três corridas na Itália, onde a primeira batalha será travada no tradicional Circuito de Monza, ele está presente no calendário da categoria desde 1950, mas já passou por diversas modificações.

Pneus da rodada

E assim como na temporada passada, a Pirelli optou por manter a escolha dos pneus do ano passado, desta forma os pilotos vão competir com o C2 (Duro – Faixa Branca), C3 (Médio – Faixa Amarela e (C3 – Faixa Vermelha).

A configuração utilizada será a mesma do GP da Bélgica disputado no último fim de semana e é a mais adequada para a pista de Monza por possuir as características mais várias – retas planas e longas, um circuito muito técnico que também conta com trechos mais lentos.

Pneus Pirelli – Foto: Pirelli Motorsport
Confira: Raio-X do GP da Bélgica

Monza é um circuito que já sofreu várias alterações para conter a sua velocidade, pois os carros chegam próximo dos 360 km/ h, já que as equipes apostam no mínimo de downforce para evitar problemas nas retas. O que dificulta a execução das curvas, por falta de aderência em alguns momentos.

Como a prova permaneceu na data que era previsto para a sua realização, o clima esperado é de muito calor por conta do final do verão italiano.

E o calor é bem-vindo durante a corrida, pois sem ele os pneus perdem a temperatura, principalmente após enfrentar as longas retas e quando os pilotos entram nas curvas, ficam sem aderência. O circuito possui 5.793 km, com 11 curvas e são completadas 53 voltas.

Estratégias de 2019

Charles Leclerc venceu na casa da Ferrari, o monegasco cruzou a linha de chegada utilizando os pneus duros, apostando na estratégia de apenas uma parada. Aliás, Leclerc foi o único que largou com os pneus macios e partiu para os compostos duros, para o encerramento da prova.

Vale lembrar que nesta temporada por conta dos carros mais potentes a Pirelli aumentou a calibragem dos pneus. Em 2019 nos pneus da frente eram utilizados 23.5 psi e agora estão na casa dos 26.0 psi. Nos pneus traseiros o ajuste foi feito de 21.0 (2019), para 21.5.

Pneus Pirelli – Foto: Pirelli Motorsport

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo