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FP1 México – Bottas assume a liderança da sessão, seguido por Hamilton

O primeiro treino livre, que abre as portas, para o Grande Prêmio do México começou com uma grande variação na liderança, mas no final a dupla da Mercedes ou mais precisamente Valtteri Bottas acabou sendo o mais rápido. O finlandês registrou 1:17:824, já rodando abaixo do recorde extra oficial do Autódromo Hermanos Rodríguez.

Os carros da Red Bull e da Ferrari, não ficaram distantes da equipe líder da sessão. Max Verstappen foi o terceiro colocado, seguido por Daniel Ricciardo, que acabou evoluindo na segunda metade do FP1, pois conta com um motor mais antigo que o do companheiro de equipe. Sebastian Vettel apareceu em quinto, com Kimi Raikkonen em sexto.

Já sabemos que mais uma vez a dupla da McLaren vai largar do fim do grid. Depois dos problemas com a quilometragem encontrados em Austin, Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, passaram por trocas na unidade motriz, já o belga teve um novo motor instalado no seu carro, acarretando mais punições para a equipe. No caso de Vandoorne a troca era prevista, para ocorrer no México, pois é uma pista onde eles não conseguem ver nenhuma vantagem. A previsão é que o motor possa aguentar até o final da temporada, sem acarretar mais perdas no grid.

lll Saiba como foi o FP1

Antes das luzes verdes se acenderem e oficializarem o começo das atividades para o Grande Prêmio do México, uma fila de carros já era formada no pit-lane. Algumas trocas ocorriam para está primeira sessão e era possível ver Antonio Giovinazzi no carro da Haas de Romain Grosjean, assim como Sean Gelael na Toro Rosso de Pierre Gasly, Charles Leclerc substituindo Marcus Ericsson na Sauber. Tínhamos mais um mexicano no grid com Afonso Celis Jr na Force India de Esteban Ocon.

Para a volta de instalação, Stoffel Vandoorne utilizava o Halo. Algumas equipes como Red Bull e Renault, aproveitavam para fazer alguns testes aerodinâmicos nos seus carros, pois contavam com o ar mais rarefeito nesta pista.

O primeiro tempo foi registrado na pista com Antonio Giovinazzi ao marcar 1:27:318 com os pneus macios, mas aos poucos foi reduzindo até obter 1:23:418 e retornar para os boxes. O italiano ficou bastante tempo dando voltas sozinhos.

Assim que a primeira Mercedes foi para a pista, a ponta mudou de mãos, quando Valtteri Bottas marcou 1:21:212 e Stroll passava em terceiro com 1:28:800. Na primeira volta de Lewis Hamilton, o inglês passava pela grama, mas na volta seguinte obtinha 1:21:013 e o seu companheiro de equipe, seguia melhorando o seu tempo.

Hamilton era o primeiro a reduzir a casa em que os tempos vinham virando e conseguia obter 1:18:815, mas pouco tempo depois era superado por Bottas com 1:19:614.

Brendon Hartley acabava rodando, já que a pista estava sem aderência e a mesma por conta do recapeamento é extremamente lisa. As equipes também tentavam encontrar o acerto ideal para os carros. Hartley tinha a informação do sobreaquecimento do motor e quando o mesmo havia resfriado um pouco, o piloto da Toro Rosso conseguia retornar com o carro para os boxes.

Olhando a tabela de tempos era possível ver uma salada de escolha de pneus, o piloto da casa, Pérez, utilizava os compostos ultramacios, ocupando a quarta posição, logo a frente da dupla da Red Bulll que estava com os macios, acompanhada por Sainz que era o sétimo também com os ultramacios. Já os pilotos que ocupavam a dianteira da tabela, estavam calçados com os supermacios.

Sebastian Vettel na sua primeira volta rápida aparecia em terceiro com 1:19:685, com Verstappen assumindo a ponta com 1:19:551, mas sendo superado pouco tempo depois por Hamilton com 1:19:373.

A liderança do treino ficou movimenta até que Sebastian Vettel marcou 1:18:824 e atingíamos os primeiros 40 minutos da sessão, onde a Pirelli recolhe os compostos. A pista acabou ficando vazia, enquanto os pilotos realizavam as trocas. As posições eram: Vettel, Bottas, Verstappen, Hamilton, Raikkonen, Pérez, Ricciardo, Massa, Alonso e Sainz.

Valtteri Bottas retornava para a pista, depois dela ter ficado pouco tempo sem atividade e já usava os pneus ultramacios, para assumir a ponta com 1:17:824 e mais uma rodada de voltas rápidas começava. Apenas Vandoorne não obteve tempo, pois a Honda achou viável trocar todos os componentes do motor, já acreditam que não vão ter chances na pista mexicana, mas o motor do belga, acabou apresentando uma falha e necessitou de uma nova verificação.

Com a curva escorregadia, Galael acabou rodando entre a curva 5 e 6 e pouco tempo depois era a vez de Celis bater a traseira da Force India na curva 16 e ocasionar uma bandeira vermelha. O acidente ocorreu pouco depois do piloto passar com os pneus em uma zebra.

A sessão acabou retornando, com pouco mais de 20 minutos para o encerramento, a dupla da Red Bull acabou superando os dois carros da Ferrari, mas Bottas se manteve na liderança, até o termino. Pérez era o sétimo seguido por Fernando Alonso, com Felipe Massa aparecendo em nono lugar e fechando o top-10 com Nico Hulkenberg.

*** E você leitor, quais as expectativas para o Grande prêmio do México desse ano? Acho que vai ser melhor que o do ano passado? Teremos outra novela mexicana? Deixe seus comentários abaixo e aproveite para curtir nossa página no Facebook ***

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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