ColunistasFórmula 1Post

FP1 Brasil – Hamilton assume a liderança da primeira sessão e Brendon Hartley tem problemas

Sem sinais de chuva e céu praticamente limpo em Interlagos, assim tiveram início as atividades para o Grande Prêmio do Brasil. A primeira sessão contou com a breve liderança da Red Bull, mas foi tomada assim que os carros da Mercedes entraram na pista e o revezamento pela primeira posição acontecia entre Hamilton e Bottas.

Com a decisão da vitória do campeonato, a pergunta que fica é se a Mercedes vai trabalhar para que Valtteri Bottas consiga atingir o segundo lugar nestas duas corridas, já que apenas 15 pontos separam o finlandês de Sebastian Vettel. Os tempos não estão tão distantes, mas ainda mostram a superioridade da Mercedes em relação aos adversários.

Destaque positivo para Felipe Massa, que fez a sua última apresentação no Brasil e terminou em sétimo, assim como George Russel, pupilo da Mercedes, que apresentou bom desempenho e chegou na décima segunda posição.

Brendon Hartley, que completa 28 anos hoje, acabou sofrendo novamente com problemas no motor da sua Toro Rosso e logo no início da sessão ficou pelo caminho, abandonando o treino. Infelizmente o neozelandês deve ser punido pela troca de componentes do motor.   

lll Saiba como foi o FP1

Como de costume no primeiro treino livre, alguns pilotos titulares cedem os seus lugares para que outros possam adquirir quilometragem e experiência nos seus carros, no Grande Prêmio do Brasil, não poderia ser diferente, dessa forma, George Russel assumiu o carro de Sergio Pérez, assim como Charles Leclerc ficou no lugar de Pascal Wehrlein da Sauber. Antonio Giovinazzi que estaria treinando no TL1, acabou entrando em um acordo com Haas e invertendo as posições com Kevin Magnussen, portanto o italiano estará no comando da escuderia americana na próxima sessão.

Daniel Ricciardo foi o primeiro a se dirigir para a saída dos boxes utilizando os pneus médios e logo depois foi seguido por Vettel da Ferrari e Ericsson da Sauber. Aos poucos os demais pilotos começaram a se dirigir para a pista se dedicando a volta de instalação e algumas equipes como a Sauber investiam no uso de grades no carro para identificar a pressão aerodinâmica e Leclerc treinava com o Halo.

A primeira volta com tempo registrado veio com Max Verstappen que tinha 1:12:253 e duas voltas depois reduzia para 1:11:491, mas o piloto da Red Bull, seguia sozinho na pista.  Aos poucos outros competidores foram aparecendo e o Holandês que estava com pneus supermacios de 6 voltas, registrava 1:10:959.

Com 10 minutos de atividade na pista, era a vez de Valtteri Bottas com os macios registrar 1:10:820 e assumir a liderança da sessão, na volta seguinte Verstappen retornava para os boxes da equipe. Ricciardo também que também utilizava os pneus macios, aparecia em terceiro com 1:11:754 e o finlandês da Mercedes melhorava o seu tempo para 1:10:102.

Pouco tempo depois era a vez de Sebastian Vettel aparecer em quarto com 1:12:385 e o safety car virtual era ativo na pista, logo depois do carro de Brendon Hartley parar na reta dos boxes, quando o seu motor acabou abrindo o bico de forma bem parecida com o que havia acontecido no México.

A pista não demorou para ser liberada e Vettel assumia a segunda posição com 1:10:321 e Stroll era o quinto com 1:13:071, seguido por Gasly em sexto com 1:14:034. 

Os pilotos se dividiam nas escolhas entre os pneus supermacios e macios em busca por suas voltas rápidas.

Vandoorne assumiu o quinto lugar com 1:11:403 e Raikkonen estava em sexto, após registrar 1:13:237.

Na primeira volta cronometrada de Hamilton, o inglês já saltava para a segunda posição com 1:10:174. Sebastian Vettel, logo após ultrapassar Carlos Sainz na pista, acabou perdendo o controle do carro na curva 9 e saiu de dianteira da pista, se dirigindo para os boxes logo em seguida.

Bottas seguia liderando a sessão com 1:09:672 e o treino já estava atingindo a sua primeira meia hora. Vandoorne era o quarto com 1:09:672. Não demorou muito para Hamilton tomar a primeira posição do companheiro de equipe, fazendo 1:09:672 com um pneu macio de 5 voltas.

Assim que o inglês registrou a sua melhor volta, acabou ultrapassando os limites da pista, mas nada que comprometesse a sua Mercedes.

Era visível o número de acertos que os pilotos realizavam no volante do carro, para se manter no traçado. Hamilton melhorava a sua volta para 1:09:606 e seu companheiro de equipe seguia na segunda posição com 1:09:701, mas estava próximo do inglês, sendo separados por apenas 0s095.

As Mercedes seguiam alternando as suas voltas rápidas, entre outras mais lentas e Hamilton conseguia colocar 0s236 de diferença no companheiro de equipe.

Com pouco mais de 50 minutos para o termino da sessão, os pilotos retornavam para os boxes, já que necessitavam entregar o pneu utilizado na primeira parte do treino para a Pirelli.

O primeiro a retornar para a pista foi Marcus Ericsson, que não tinha tempo cronometrado, já Fernando Alonso seguia parado nos boxes.

A classificação era: Hamilton, Bottas, Massa, Vettel, Ricciardo, Verstappen, Vandoorne, Raikkonen, Alonso e Ocon.

A dupla da Mercedes retornava com os pneus supermacios, assim como Felipe Massa, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo. Bottas assumia a ponta com 1:09:329 e Vettel assumia a posição do Brasileiro ao marcar 1:09:984. Fernando Alonso era o sétimo com 1:10:476.

A ponta seguia disputada pelos pilotos da Mercedes e Hamilton passava a assumir a primeira posição com 1:09:202 e Ricciardo era o sexto com 1:10:211, restando um pouco mais de meia hora para o final.

A diferença entre Mercedes, Ferrari e Red Bull era bem pequena e Raikkonen tomava o terceiro lugar com 1:09:744, seguido por Verstappen com 1:09:750 e Fernando Alonso finalmente entrava na pista.

Hulkenberg e Hamilton se encontraram na pista: um toque aconteceu entre os dois deixando o treino com cara de corrida. Ricciardo subia para a quinta posição com 1:09:828.

A movimentação no meio do pelotão seguia e Ocon passava a ocupar o oitavo lugar com 1:10:454.

Com um pouco mais de 20 minutos para o término da sessão, a pista começava a ficar vazia e os poucos que restavam na pista, já partiam para a simulação de corrida.

Ocon e Felipe Massa extravasavam os limites da pista, restando menos de 10 minutos para o final da sessão.

Os treinos livres da manhã terminaram assim: 

 

A próxima sessão de treinos livres começará às 14h (horário de Brasília) e será transmitida pelo SporTV 2, os detalhes estarão aqui logo em seguida, não perca!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading