ColunistasFórmula EPost

Fórmula E revela detalhes dos testes da pré-temporada 2020/21

A sétima temporada da Fórmula E começará no dia 16 de janeiro com rodada dupla em Santiago, no Chile. Antes disso, pilotos e equipes farão uma parada muito importante em Valência, na Espanha. os testes de pré-temporada serão realizados no circuito Ricardo Tormo entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.

A preparação agora é mais importante do que nunca, já que a partir do ano que vem, o que estará em jogo é o título que Campeão Mundial da Fórmula E.

PROGRAMAÇÃO

Pela quarta vez, a pré-temporada da Fórmula E será realizada no circuito Ricardo Tormo. As atividades na pista acontecerão todos os dias, exceto na segunda-feira, dia 30. 

Os dois primeiros dias de testes terão duas sessões de treinos, uma das 9h às 12h e outra de 14h às 17h. O último dia de atividade terá uma única sessão que vai durar de 9h às 15h. Tudo em horário local. 

A presença da imprensa será limitada.

MUDANÇAS NO TRAÇADO

Nas três edições anteriores dos testes em Valência, o traçado utilizado possuía uma chicane. Dessa vez, a pista será modificada e sensores serão adicionados para limitar o espaço onde os carros passarão.

A medida foi tomada em conjunto com as equipes e visa diminuir as chances de acidentes. Muitos pilotos bateram na chicane ano passado, causando prejuízo de tempo e dinheiro no conserto dos carros.

Andre Lotterer – Foto: Fórmula E

“Com um curto período de tempo entre a pré-temporada e a etapa inicial em Santiago, foi decidido que este seria o melhor caminho a percorrer, já que o risco de danos aos carros e a potencial necessidade de substituição de peças e reparos é reduzido”, explica Fred Espinos, diretor esportivo da Fórmula E.

Espinos também revela que os sensores também terão outra função: “Pela primeira vez, usaremos um sistema de limites de pista, pois há várias curvas em Valência onde os limites não eram tradicionalmente respeitados. É importante que as temperaturas de funcionamento das baterias sejam respeitadas e este sistema garantirá isso.

LEIA MAIS: Silly Season – como está o grid da Fórmula E até agora

Faltando cerca de duas semanas para a pré-temporada, ainda restam quatro vagas abertas no grid da Fórmula E, que já é apontado como o mais competitivo de sua história. 

Foto: reprodução Fórmula E

Os testes podem até nos dar uma noção do que pode acontecer a partir de janeiro, mas a verdade é que a imprevisibilidade é a única constante da categoria. 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo