AutomobilismoColunistaFórmula EPost

Fórmula E e FIA Girls on Track estendem a parceria por seis anos

A ABB, parceira titular da Fórmula E, agora é a primeira parceira global do Girls on Track

Em meio aos preparativos para o ePrix de Mônaco, a Fórmula E e a FIA anunciaram hoje que a colaboração da categoria com o programa FIA Girls on Track foi estendida por seis anos.

A iniciativa FIA Girls on Track foi lançada em 2018 pela comissão de mulheres da FIA, que é atualmente presidida por Michelle Mouton. O objetivo do programa é conscientizar e aumentar o número de mulheres no automobilismo, desbloqueando oportunidades e dando a muitas suas primeiras experiências no setor.

Isso vale não só para o desenvolvimento de novas pilotas, mas também de engenheiras, comunicadoras, gerentes e qualquer outra área existente dentro do esporte a motor.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E tem sediado o programa de base desde a sua criação, convidando jovens de 8 a 18 anos a descobrir, gratuitamente, diferentes aspectos da indústria do automobilismo através de atividades e workshops que promovam a inclusão de forma inovadora, envolvente e positiva.

Participante do Girls on Track testando o simulador da Fórmula E durante um dos ePrix. Foto: ABB FIA Formula E.

Do ano passado para cá, a parceria realizou inúmeros eventos virtuais para aspirantes de todo mundo.

A ABB agora se junta à FIA Girls on Track como a primeira parceira global. Esta nova colaboração visa aumentar a divulgação nos principais mercados e aumentar o programa em novos territórios, beneficiando inúmeras mulheres jovens e fornecendo-lhes acesso a novos materiais de aprendizagem e oportunidades.

“É mais um exemplo de como nós da ABB estamos trabalhando com as comunidades das quais fazemos parte, para fornecer apoio impactante em três pilares: educação, diversidade e inclusão, bem como cuidado com as comunidades”, afirmou Bjorn Rosengren, diretor executivo da ABB.

O FIA Girls on Track é o mesmo programa que se juntou à Academia de Pilotos da Ferrari para realizar o programa Rising Stars, uma seletiva só com jovens pilotas em que a vencedora ganharia uma vaga na Academia da equipe. As brasileiras Antonella Bassani e Julia Ayoub foram finalistas, a ganhadora do prêmio foi a espanhola Maya Weug.

LEIA MAIS: Maya Weug conquista vaga na Academia de Pilotos Ferrari, pelo programa #GirlsOnTrack
Girls On Track – da esquerda para a direita: Julia Ayoub (BRA), Antonella Bassani (BRA), Maya Weug (ESP) e Doriane Pin (FRA). Foto: FIA

A FIA Girls on Track participará de quatro eventos durante cada temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA e ainda fará ações auxiliares para promover o papel das mulheres no automobilismo, educando e inspirando a próxima geração.

Jamie Reigle, diretor executivo da Fórmula E, disse: “Estamos muito satisfeitos em estender nosso relacionamento com o programa FIA Girls on Track, um pilar central do nosso compromisso de oferecer oportunidades às jovens mulheres no automobilismo.

“A ABB trabalha em estreita colaboração com a equipe da Fórmula E em muitos de nossos projetos estratégicos, por isso é um ajuste natural para eles se tornarem o primeiro parceiro global da nossa iniciativa FIA Girls on Track. Depois de um início bem-sucedido no programa, estamos ansiosos para estender seu alcance e impacto em colaboração com a ABB e a FIA.”

Michele Mouton, presidente da Comissão de Mulheres do Automobilismo da FIA, afirmou que: “Nossos eventos FIA Girls on Track já abriram os olhos de milhares de jovens para as muitas e variadas oportunidades de carreira no esporte a motor, e desenvolver ainda mais este programa com a Fórmula E e a ABB como parceiro global é outro grande passo para impulsionar a diversidade e a inclusão. Se quisermos aumentar a participação feminina é tão importante entusiasmar e inspirar em uma idade jovem.

“Essa parceria estendida entre a FIA, a Comissão de Mulheres no Automobilismo e a Fórmula E só pode ajudar a aumentar a conscientização de que o esporte oferece oportunidades iguais para todos, e as atividades agradáveis, mas educativas do Girls on Track, vão incentivar as jovens a escolher estudos de terceiro nível orientados para nossa indústria.” 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Cinthia Venâncio

Cearense que acompanha Fórmula 1 desde que se entende por gente. Faz aniversário no mesmo dia do Damon Hill.

Deixe uma resposta

Artigos relacionados