ColunistasFórmula EPost

Fórmula E: Dragon firma parceria de longo prazo com a Bosch 

Nesta quarta-feira (24), Bosch Motorsport e DRAGON / PENSKE AUTOSPORT anunciaram uma parceria de longo prazo para disputar o Campeonato Mundial de Fórmula E, o acordo envolve as áreas de tecnologia e engenharia.

A Bosch desenvolverá um sistema eletrônico de gerenciamento de veículos adaptado aos requisitos exclusivos da Fórmula E para 2021 da DRAGON / PENSKE AUTOSPORT. 

A empresa alemã desenvolveu uma unidade de controle de veículos (VCU, em inglês) chamada MS 50.4P que vai controlar os sistemas de gerenciamento de motores e energia do PENSKE EV-5, juntamente com os sistemas de recuperação de energia dos freios e sua exibição no painel dos volantes.

“Essa colaboração com a DRAGON reforça nosso envolvimento bem-sucedido como patrocinador da Fórmula E”, diz o Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. 

“Com essa parceria, a Bosch ressalta sua reivindicação como fornecedora líder de soluções de gerenciamento de powertrain, tanto em eletromobilidade para veículos de produção quanto em automobilismo eletrificado”, afirma Heyn.

LEIA MAIS: Entrevista exclusiva com Sergio Sette Câmara direto de Valência

O sistema inovador deve fazer sua estreia no ePrix de Roma (dia 10/04), e os planos estão em andamento na Bosch para desenvolver todo um powertrain elétrico para a era Gen3 da Fórmula E.

Dragon Penske Autosport, ABB FIA Formula E World Championship (Foto de Andrew Ferraro / LAT Images)

Jay Penske, proprietário e diretor da equipe DRAGON / PENSKE AUTOSPORT acrescentou: “Estamos muito animados para embarcar nesta jornada com a Bosch na Fórmula E. Somos gratos pelo apoio da Bosch Engenharia e de toda a diretoria da Bosch Global.

“Através do nosso trabalho em conjunto, forneceremos à Bosch uma plataforma para mostrar suas capacidades, pois desenvolve tecnologias específicas para a Fórmula E, ao mesmo tempo em que usamos as habilidades de contar histórias da equipe para ilustrar o papel que a Bosch está desempenhando como líder na eletrificação da indústria da mobilidade.

LEIA MAIS: Conheça a Dragon, equipe de Sergio Sette Câmara na Fórmula E

“Essa parceria técnica de longo prazo marca um ponto de virada significativo para a equipe, e estou ansioso para ver os frutos de nossa aliança nos trilhos nesta temporada, quando apresentarmos nosso novo conjunto ainda este ano.”

O cérebro do Gen2 da Dragon

A VCU central da Bosch representa o cérebro do PENSKE EV-5. Um arreio de fiação de veículo sob medida fornece uma integração de maneira otimizada, enquanto os data loggers melhoram os recursos de pesquisa e de teste da equipe. 

A Bosch então usa sua solução de nuvem RaceConnect LTE para transferir a telemetria do carro para análise, permitindo que os engenheiros tirem o máximo do powertrain, freios e pneus; de forma rápida e eficiente.

“Ao otimizar o software de controle, buscamos sempre encontrar o equilíbrio certo entre eficiência energética e tempos de volta em todas as condições de pista e corrida, a fim de explorar de forma otimizada todo o potencial do veículo”, diz o Dr. Klaus Boettcher, vice-presidente da Bosch Motorsport.

“A ampla transferência de know-how e expertise na Bosch entre desenvolvimentos de produção de volume e aplicações para a pista de corrida nos ajuda nesse sentido.”

Dragon Penske Autosport, ABB FIA Formula E World Championship (Foto de Andrew Ferraro / LAT Images).

O MS 50.4P se adapta dinamicamente para que o tempo de volta mais rápido possível possa ser alcançado com uma quantidade finita de energia, ao mesmo tempo em que garante taxas máximas de recuperação de energia e adaptação às condições de corrida, otimizando o feedback para o piloto.

Nicolas Mauduit, diretor técnico da DRAGON / PENSKE AUTOSPORT, afirmou que: “Esta aliança com a Bosch está nos fornecendo recursos adicionais, ampliando nossa capacidade de escalar nossa engenharia, ao mesmo tempo nos dando acesso à combinação de hardware e experiência de software da Bosch para nos ajudar a competir com as maiores equipes, no campeonato de automobilismo mais competitivo.

“Temos trabalhado duro juntos para chegar ao início desta temporada, e estou ansioso para ver os resultados de nossos esforços quando o novo pacote PENSKE EV-5, apoiado pelo ecossistema eletrônico e de hardware da Bosch, fizer sua estreia.”

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo