ColunistasFórmula EPost

Fórmula E confirma traçado completo de Mônaco para disputa da 7ª etapa

Na manhã desta sexta-feira (16) a Fórmula E confirmou o traçado completo de Mônaco para a prova que será disputada no dia 8 de maio.

O circuito que já faz parte da história da Fórmula 1 desde 1950, agora terá os carros elétricos realizando uma prova onde vão percorrer toda a extensão do traçado; possível pós conversas entre a FIA, Fórmula E, além  Automobile Club de Monaco (ACM).

O aumento da autonomia da bateria do Gen 2 também permitiu a utilização do traçado completo, segundo informações da FE. Mônaco também faz parte da história da categoria elétrica pois esteve presente no primeiro calendário da Fórmula E (campeonato disputado em 2014/15), retornando ao Principado em 2016/17 e 2018/19.

Está será a quarta prova disputada em Mônaco, o evento segue no calendário como uma etapa bienal.

Traçado de Mônaco para disputa da 7ª temporada da Fórmula E – Foto: reprodução FE

Alguns ajustes foram necessários para a realização da prova em Mônaco, mudanças na Sainte Devote – posicionamento da zebra – e no formato da chicane do Porto para deixar a pista ainda mais veloz.

A FIA sempre teve uma resistência para deixar Fórmula 1 e Fórmula E competirem no mesmo traçado, justamente para evitar uma comparação entre as categoria que tem propostas bem diferentes.

Na visão do atual campeão da categoria, Antonio Félix da Costa ele disse ao The Race: “Para mim, isso é um grande erro. Não há dúvida de que os carros de Fórmula 1 são os carros mais rápidos do mundo e, para mim, comparar F1 com FE é como comparar o Campeonato Mundial de Rally com o Rallycross Mundial.”

“Os carros parecem semelhantes por fora, mas o tipo de corrida e a filosofia por trás da corrida são absolutamente diferentes”

Sobre o retorno, Jean Todt, presidente da FIA disse: “Estou feliz em ver o Campeonato Mundial de Fórmula E  de volta ao Principado. Está no DNA da categoria competir em circuitos de rua e Mônaco é uma das pistas mais icônicas do mundo.”

Christian Tornatore do ACM, disse: “Por causa das novas restrições, devemos começar a preparar a pista mais cedo do que o normal, no final de fevereiro, em vez de 15 de março. Vamos então integrar os aspectos técnicos, dentro e ao redor da pista, exigidos por todas as categorias que estarão envolvidas.”

A Fórmula 1 realiza sua prova em Mônaco, no dia 23 de maio.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo