ColunistasPostStock Car

Fórmula E apresenta novo layout do circuito de Roma

Após a última atualização do calendário da Fórmula E, para o que será a disputa da 7ª temporada, a categoria nesta quarta-feira (03) aproveitou o momento para divulgar outro traçado para a prova que será disputada em Roma, no dia 10 de abril.

O traçado revisado conta com 19 curvas e uma extensão de 3.385 KM. O novo cenário adotado pela Fórmula E, é conhecido como centro de Roma, a categoria vai passar pelos edifícios Palazzo dei Congressi, do Palazzo della Civilta Italiana e o Parque de Ninfeo. O novo layout também vai fornecer mais espaço para os espectadores, nos eventos futuros que a categoria realizar em Roma.

Com a colaboração das autoridades locais, foi possível mudar o layout da pista, preservando as características da Fórmula E, uma categoria que se utiliza dos traçados de rua em sua competição.

O diretor esportivo da Fórmula E, Frederic Espinos falou sobre o traçado: “Como sempre, criamos um verdadeiro desafio e na minha opinião, um dos maiores layouts que já fizemos. A primeira e mais importante coisa foi criar uma pista que causasse o mínimo de perturbação para a cidade, então, repensamos a área que estamos usando.”

Confira o novo layout da pista para a 7ª temporada da Fórmula E:

Foto: reprodução Fórmula E

Na última temporada, a corrida em Roma ficou fora do calendário por conta da pandemia do coronavírus. Mas nesta temporada a categoria tem Roma marcando a abertura do calendário europeu.

O novo traçado é bem desafiador, novas curvas para a recuperação de energia, enquanto as retas também parecem ser desafiadoras para os pilotos que vão precisar gerir a energia dos seus carros até a última volta.

“Conseguimos manter o caráter de Roma neste novo layout, com suas ondulações, muitas mudanças de elevação, mudanças de superfície e a emoção na pista que sempre vimos ao visitar a cidade”, afirma Espinos.

O piloto brasileiro Lucas di Grassi, que faz parte do comitê da categoria com Jerome D’Ambrosio, Oliver Rowland, falou sobre o que podemos considerar como um novo circuito para Roma: “Com um projeto de circuito quase completamente renovado em Roma, tanto a FIA quanto a Fórmula E mais uma vez fizeram um trabalho incrível para tornar a Fórmula E ainda mais emocionante. O novo layout é fantástico: tem retas mais longas e rápidas e oferece mais oportunidades de ultrapassagem. Tenho certeza de que os fãs vão adorar; mal posso esperar para corrida lá.”

Leia Mais: Parte 1 – Os pneus da Fórmula E

O novo traçado vai bagunçar a próxima corrida em Roma, tirando os engenheiros da Fórmula E da sua zona de conforto, já que eles se orgulham da quantidade de dados coletados nos últimos anos, além da capacidade de utilizar eles para obter a melhor eficiência dos seus carros.

Roma foi adicionada ao calendário da Fórmula E na 4ª temporada, e outra prova foi disputada na 5ª temporada da categoria.

O antigo layout da pista de Roma: 

Foto: reprodução Fórmula E

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo