ColunistasFórmula 1Post

Fórmula 1 confirma o GP da Arábia Saudita para a temporada de 2021

A Fórmula 1 confirmou nesta quinta-feira (05) que o calendário de 2021 vai contar com uma prova inédita na Arábia Saudita, a cidade de Jeddah vai receber o Grande Prêmio da Arábia Saudita em novembro de 2021.

A corrida noturna marca a primeira parceria de longo prazo entre a Fórmula 1 e a Federação Saudita de Automóveis e Motos (SAMF). A Fórmula E já tem duas provas confirmadas no país em 2021, a corrida em Diriyah entrou para o calendário na sexta temporada da competição elétrica.

A FIA vai ir divulgar os eventos da temporada 2021 nas próximas semanas, mas naquela última reunião em que as equipes receberam o plano sobre a próxima temporada, a corrida na Arábia Saudita já era mencionada, assim como a possível prova no Rio de Janeiro.

“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à Arábia Saudita para a temporada de 2021 e ao seu anúncio, após as especulações dos últimos dias”, disse Chase Carey, presidente e CEO da Fórmula 1.

“A Arábia Saudita é um país que está se tornando rapidamente um centro de esportes e entretenimento, com muitos eventos importantes ocorrendo lá nos últimos anos e estamos muito satisfeitos que a Fórmula 1 disputará a próxima temporada.

“A região é extremamente importante para nós e com 70% da população da Arábia Saudita com menos de 30 anos, estamos entusiasmados com o potencial de alcançar novos fãs e trazer aos nossos fãs que existem ao redor do mundo corridas emocionantes em um local incrível e histórico. Publicaremos nosso calendário provisório de 2021 completo nas próximas semanas e ele será submetido ao Conselho Mundial de Esportes Motorizados para aprovação”.

Da esquerda para a direita, Príncipe Abdulaziz Al Saud, Chase Carey e Príncipe Khaled Al Faisal em Imola – Foto: Fórmula 1

O príncipe Abdulaziz Bin Turki AlFaisal Al Saud, que é ministro dos esportes da Arábia Saudita, comemorou a confirmação da corrida para a próxima temporada: “Não importa em que lugar do mundo seja realizada, a Fórmula 1 é um evento que reúne as pessoas para celebrar uma ocasião que vai muito além do esporte. Estamos ansiosos para compartilhar esta experiência única e compartilhar Jeddah com o mundo. Para muitos sauditas, isso será um sonho que se tornou realidade.”

O Príncipe Khalid Bin AlFaisal, Presidente da Federação Saudita de Automóveis e Motos, disse: “Não temos uma herança rica de automobilismo, mas em um curto espaço de tempo como federação, ganhamos uma forte reputação por oferecer eventos internacionais de classe mundial, como a Fórmula E e o Rally Dakar. Como resultado, a Arábia Saudita é o lar de literalmente milhões de jovens fãs apaixonados do automobilismo. Muitos dos quais já estarão sorrindo e fazendo a contagem regressiva para ver seus heróis em novembro de 2021. Nossos planos nos levarão a levar o esporte a ainda mais pessoas com uma festa que atinge todas as comunidades e está aberta a todos”.

A Arábia Saudita tem um histórico negativo no campo dos direitos humanos, o governo saudita recebe várias críticas com relação a uma série de prisões, torturas, julgamentos e execuções contra jornalistas, opositores e ativistas. Os direitos das mulheres são bem limitados e a homossexualidade é considerada crime no país. São diversos problemas que provocam o questionamento sobre a escolha do local que vai receber uma corrida em 2021.

Renault celebra permissão para mulheres dirigirem na Arábia Saudita em Paul Ricard

 

 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo