ColunistasFórmula EPost

Filme sobre a Fórmula E será exibido antes da rodada dupla em Roma

A FIA tem muito orgulho da Fórmula E, o campeonato elétrico que já está realizando a sua 7ª temporada e recebeu o status de Campeonato Mundial será homenageado nesta semana, no dia 8 de abril às 13h (pelo horário de Brasília) no Youtube da FIA e redes sociais da categoria será possível ver um curta de 26 minutos sobre a história e evolução da FE.

O filme foi produzido pela Whisper Filmes e Fórmula E, sua estreia está marcada para antes das atividades da rodada dupla em Roma, realiza entre os dias 10 e 11 de abril.

“Digo muitas vezes que sou o fundador da Fórmula E”, lembra Alejandro Agag, “mas o verdadeiro fundador da Fórmula E é Jean Todt. Ele teve a ideia de lançar um campeonato de carros elétricos e eu disse: Adoraria ser o promotor disso.”

O conceito inovador da categoria surgiu a partir de uma conversa entre o presidente da FIA, Jean Todt, e Alejandro Agag, em um restaurante parisiense no dia 3 de março de 2011. Como eles apontam, as ideias foram aparecendo e para não perder nada, passaram a anotar em guardanapo.

A Fórmula E trouxe uma pauta muito importante como a mobilidade elétrica e a sustentabilidade, algo que transformou as empresas que aderiram a categoria e começaram a transformar uma indústria.

“O mundo está mudando muito rapidamente, ao olharmos para a evolução do automobilismo reconhecemos que era importante criar uma categoria no automobilismo que fosse verde e incentivasse as pessoas nas cidades a usarem carros elétricos. Identificamos claramente a necessidade de fazer algo – e a Fórmula E foi a resposta”, afirma Todt.

“Este campeonato é jovem e estamos atentos para garantir a sua sustentabilidade. Uma das razões do seu sucesso é a ligação com a tecnologia elétrica, que é um ponto de inflexão da mobilidade urbana e que deve ser preservada no futuro”, acrescentou.

LEIA MAIS: And We Go Green: um passeio pelos bastidores da Fórmula E

Quase três anos depois da primeira conversa a Fórmula E deu início ao seu campeonato, a primeira prova foi realizada em Pequim. Na época vários pilotos se entusiasmaram com a ideia da categoria e desde aquele momento a necessidade de fazer mais e realizar uma transformação foi muito maior.

As fabricantes se interessaram pela categoria, como a Audi, BMW, Jaguar, Mercedes, Porsche, DS e viram um caminho muito importante para a transformação.

O curta vai mostrar isso, uma forma de documentar ‘como o sonho elétrico da FIA, se tornou um campeonato real’.

“Na maioria das vezes, a FIA é o regulador e atua como árbitro, indo às corridas e dizendo [se as coisas estão] certas ou erradas. A Fórmula E é o único projeto no qual a FIA está tão fortemente envolvida”, reconhece Frédéric Bertrand, Diretor de Fórmula E.

Confira o Trailer: 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo