ColunistasFórmula 1Post

FIA ressalta procedimento para a relargada pós-Safety Car e não vai tolerar manobra feita por Verstappen

A FIA está realizando algumas readequações e comunicando os pilotos sobre o que será tolerado ou não durante as corridas. Desta vez os pilotos foram notificados/informados que não será mais permitido ficar ao lado de outro competidor, antes do reinício de uma prova – depois da ação do Safety Car.

Max Verstappen realizou essa manobra durante as últimas provas, geralmente o segundo piloto no grid tenta pressionar o rival para fazer o líder da corrida ditar um ritmo mais forte na relargada. O piloto que realiza essa manobra, também tenta de certa forma estar próximo para realizar a ultrapassagem na primeira curva e tomar a liderança.

O holandês fez essa manobra no polêmico GP de Abu Dhabi de 2021, assim como nas duas primeiras corridas da temporada 2022. Esse artifício também já foi usado por outros pilotos do grid durante o reinício pós Safety Car, não sendo algo exclusivo de Verstappen, mas algo que tem ficado mais evidente nas últimas provas.

Como mostra o esquema da FIA, eles deixam claro o que será tolerado após o Safety Car – Foto: reprodução

Neste sábado na Austrália, o diretor de provas da FIA, Niels Wittich, divulgou uma nota sobre o evento reafirmando que os pilotos não podem realizar essa manobra. Seguindo o Artigo 55.14:  “Para evitar a probabilidade de acidentes antes que o carro de segurança retorne aos boxes, a partir do ponto em que as luzes do carro se apagam, os pilotos devem seguir em um ritmo que não envolva aceleração ou frenagem irregular, nem qualquer manobra que possa colocar em perigo outros pilotos ou impedir o reinício.”

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo