ColunistasFórmula 1Post

FIA informa como será o procedimento de investigação do GP de Abu Dhabi

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) detalhou nesta quinta-feira (13) como serão os procedimentos para investigar a utilização do Safety Car durante o GP de Abu Dhabi disputado em 2021. A prova marcou a decisão do título do campeonato, onde Max Verstappen foi declarado campeão.

O inquérito que foi instaurado já começou, mas a decisão só será divulgada no dia 18 de março, durante o encontro do Conselho Mundial do Esporte a Motor no Bahrein, no mesmo dia em que a primeira atividade da Fórmula 1 será realizada, marcando o início do campeonato 2022 da categoria.

A ocasião que gerou a investigação está ligada a forma como o Safety Car foi utilizado naquela prova. O diretor de prova escolheu o momento que o carro de segurança entraria, mas também o momento que ele deixaria a pista. Como a corrida foi retomada restando apenas uma volta e Max Verstappen estava com pneus mais novos, acabou ultrapassando Hamilton.

A Mercedes deu entrada em dois protestos para contestar o resultado da corrida, mas o time optou por desistir da ação de recorrer. Pouco depois a FIA informou sobre a necessidade de instaurar uma análise detalhada, para que seja possível esclarecer as decisões e as regras da categoria.

A análise será realizada com o novo presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem no comando. Enquanto nesta semana a FIA divulgou os funcionários que vão atuar nesta temporada, com Peter Bayer sendo escolhido para ocupar o cargo de secretário-geral esportivo, designado para o cargo que era ocupado por Michael Masi até o ano passado.

Primeiramente o novo presidente consultará todas as equipes sobre o incidente em Abu Dhabi. No dia 19 de janeiro o Comitê Consultivo Esportivo vai discutir o uso do Safety Car na Fórmula 1. A FIA ainda definirá uma data, mas os pilotos também participaram de uma discussão sobre o caso. Depois de todas essas etapas o resultado da análise será apresentado em fevereiro durante a Comissão da F1. A decisão será divulgada no dia 18 de março, como informou o comunicado emitido pela FIA.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo