ColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA define Freitas e Wittich para a função de diretor de provas na F1

Nesta quinta-feira (17) o novo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem informou que Michael Masi não atuaria em 2022 como diretor de corridas. Foram anunciadas diversas mudanças, junto ao nome dos novos diretores de prova.

Eduardo Freitas e Niels Wittich se alternarão durante a temporada na função. Freitas tem grande prestígio na FIA, ele também já exercia essa função a cerca de 20 anos. Ele esteve ligado aos campeonatos de resistência, principalmente ao WEC. Um nome que era bem forte para a substituição de Masi, muito antes dela ser de fato anunciada.

Wittich também tem experiência, ele estava cotado para assumir a Fórmula 2 e Fórmula 3 neste ano, mas já ocupou o cargo de diretor de provas no DTM. Obviamente eles também lidam com algumas manchas ao longo da carreira, mas pontos que foram discutidos. Wittich lidou com o final controverso que ocorreu no DTM durante a última corrida da temporada.

LEIA MAIS: FIA anuncia saída de Masi da direção de provas, substituição é acompanhada por grandes mudanças 

Masi está na função desde março de 2019, assumindo de última hora após Charlie Whiting falecer. O australiano segue na FIA, mas agora ocupará um outro cargo. Após avaliações sobre Abu Dhabi, está é a primeira medida tomada após o que ocorreu no encerramento do campeonato de 2022.

Herbie Blash auxiliará os novos diretores de prova na função de conselheiro sênior permanente. Blash foi vice-diretor de corridas na categoria entre 1995 e 2016. Ele trabalhou como mecânico de Graham Hill na Lotus, em 1968. Ele também ocupou o cargo de gerente de equipe na Brabham, na época que Bernie Ecclestone era o dono.

A mudança acompanhada do sistema de VAR pode ser bem-vinda para a categoria. Apenas a mudança dos diretores de prova não modificaria nada na categoria, ela realmente precisa estar apoiada em outras mudanças. O que se cobra também é uma melhor aplicação do regulamento, decisões que sejam tomadas de forma transparente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo