ColunistaFórmula 2Post

F2: Robert Shwartzman domina primeira prova da Sprint Race em Baku

O piloto da Prema disparou na ponta, não foi ameaçado e recebeu a bandeirada, bom resultado de Shwartzman após o abandono de Piastri

Robert Shwartzman realizou uma grande corrida neste sábado (05) o piloto da Prema largou da ‘pole’ após se classificar na décima posição para a prova principal que será disputada no domingo e com o grid invertido para a primeira Sprint Race, ele ganhou o direito de começar na primeira posição. O russo liderou a prova de ponta a ponta, abrindo uma boa distância para Jehan Daruvala no momento que o Safety Car deixou a pista.

O piloto controlou a ponta, não deixou brechas para aproximação. Sheartzman está em busca de se recuperar no campeonato após algumas performances ruins durante o início da temporada. Mesmo com a sexta posição no campeonato de pilotos, o seu companheiro de equipe, Oscar Piastri está disputando a segunda posição com Guanyu Zhou.

O pódio ainda foi formado por Dan Ticktum que começou a prova na sexta posição, mas após realizar boas ultrapassagens conquistou o segundo lugar. Guanyu Zhou ficou com a terceira posição, após disputar o segundo lugar.

Neste sábado os pilotos da Fórmula 2 ainda vão disputar a segunda Sprint Race.

Saiba como foi a prova

Robert Shwartzman largou bem e conseguiu manter a dianteira, acompanhado por Jehan Daruvala e Guanyu Zhou. Marcus Armstrong aproveitou o início da prova para ultrapassar Ralph Boschung. No entanto Liam Lawson acabou batendo, enquanto Jake Aitken rodou ao pegar um bump na curva e os pilotos ficaram pelo caminho logo nas primeiras curvas do circuito. O Safety Car foi acionado para a remoção dos carros.

E neste meio tempo, Alessio Deledda e Oscar Piastri abandonaram a corrida.

Shartzman que seguia na liderança controlando a prova enquanto os carros eram removidos. A corrida foi reiniciada na quinta volta, o russo manteve a liderança e deixou os pilotos atrás disputarem posições, mas tinha uma boa vantagem para Daruvala.

Foi na sexta volta que o piloto brasileiro Felipe Drugovich foi punido com 10 segundos por ter colidido com Piastri no início da prova, o piloto da Prema se toca com Lawson e manda ele para o muro de contenção.

Mesmo sendo um circuito de rua, os pilotos conseguiam aproveitar alguns trechos largos dele para arriscar algumas ultrapassagens. Foi possível ver uma belíssima ultrapassagem de Dan Ticktum em Ralph Boschung. Uma volta depois, Ticktum também ganhou a posição de Armstrong para assumir o quarto lugar.

Foi na nona volta que Zhou aproveitou o vácuo do carro de Daruvala para assumir a segunda posição. O piloto da Uni-Virtuosi partiu para a buscar Shwartzman, mesmo com uma diferença de 4s3 entre eles.

Duas voltas Daruvala foi ultrapassado por Ticktum, mas o piloto da Carlin seguia em busca de um resultado melhor e também ultrapassou Zhou pouco tempo depois, para assumir o segundo lugar.

Mesmo sem a necessidade de uma parada obrigatória, Marino Sato foi para os boxes realizar uma troca de pneus e retornou na décima oitava posição.

Por conta da asa liberada, mesmo com a aproximação ficou mais complicado para os pilotos realizarem ultrapassagem, só com o uso do vácuo os pilotos estavam conseguindo um resultado ‘melhor’. Mas no giro 18 Théo Pourchaire conseguiu assumir a sexta posição, após ultrapassar Boschung.

O piloto da academia da Sauber conseguiu ganhar a posição de Armstrong, para obter o quinto lugar. O piloto da Dams ainda caiu para o sétimo lugar, se tornando um alvo fácil na pista.

Shwartzman venceu a prova, liderando a corrida de ponta a ponta. Acompanhado por Ticktum que conquistou várias posições nesta corrida. Zhou foi o terceiro colocado.

O brasileiro Felipe Drugovich foi punido pelo incidente no início da prova e terminou a corrida na 14ª posição. 

A Corrida 2 conta com o grid invertido da primeira prova, desta forma Viscaal será o líder da próxima prova, acompanhado por Vips, Armstrong, Boschung, Pourchaire, Daruvala, Zhou, Ticktum e Shwartzman.

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados