ColunistasFórmula 1Post

F1: A lista polêmica dos pilotos mais velozes dos últimos 40 anos

Se você estiver buscando a fórmula para movimentar a comunidade da F1, basta fazer uma lista com os melhores pilotos, os top alguma coisa ou como a própria categoria fez, os pilotos mais velozes. Pronto, na certa vai ter gente comentando!

A Fórmula 1 estabeleceu uma parceria com a Amazon Web Services, para analisar dados que a categoria mantém. Desta vez eles analisaram as voltas de classificação obtidas desde 1983 e para obter aquele ranking de 20 pilotos cruzaram os dados dos companheiros de equipe, ex: Hamilton já correu com Fernando Alonso, Heikki Kovalaine, Janson Button e Valtteri Bottas. E esses rivais? Desta forma eles foram amarrando as comparações. 

O ‘Fastest Driver’ foi chefiada pelo diretor de Sistema de Dados, Rob Smedley, Dean Locke, responsável pela direção de Transmissão e Mídia, além da gerente sênior do Amazon ML Solutions Lab, a Dra. Priya Ponnapalli.

“Com o aprendizado da máquina, há uma série de oportunidades para usar a tecnologia para responder a problemas complexos, neste caso esperamos ajudar a resolver disputas antigas com os fãs usando dados para informar as respostas”, disse o Dr. Ponnapalli. “Estamos entusiasmados em poder continuar a colaborar com uma organização como a F1, que tem um catálogo de informações rico em dados… Para nós da AWS, é emocionante ver o aprendizado das máquinas sendo utilizados de uma forma com a qual todos possam se relacionar.”

Os dados

Eles colocaram algumas regras para a realização da análise, como os companheiros de equipe terem completado cinco sessões de classificação, antes de serem comparados. A idade, o tempo que o piloto permaneceu fora da competição. O domínio que alguns pilotos realizaram em seus companheiros de equipe, também foi levado em consideração.

“Se você pensar no ritmo de corrida, há muitas nuances nesses dados sobre as corrida e às vezes é difícil identifica-lo. Uma volta de classificação é uma volta única, você tem dois caras no mesmo carro e eles saem e fazem uma única volta, e o melhor piloto vai acabar com a melhor volta. Não há muita ambigüidade sobre esse ponto, então esse é o dado que estamos usando”, disse Rob Smedley.

POSIÇÃO PILOTO TIME DELTA
1 Ayrton Senna 0.000s
2 Michael Schumacher 0.114s
3 Lewis Hamilton 0.275s
4 Max Verstappen 0.280s
5 Fernando Alonso 0.309s
6 Nico Rosberg 0.374s
7 Charles Leclerc 0.376s
8 Heikki Kovalainen 0.378s
9 Jarno Trulli 0.409s
10 Sebastian Vettel 0.435s
11 Rubens Barrichello 0.445s
12 Nico Hulkenberg 0.456s
13 Valtteri Bottas 0.457s
14 Carlos Sainz 0.457s
15 Lando Norris 0.459s
16 Daniel Ricciardo 0.461s
17 Jenson Button 0.462s
18 Robert Kubica 0.463s
19 Giancarlo Fisichella 0.469s
20 Alain Prost 0.514s
Os nomes

Diversos pilotos da atualidade aparecem na lista, Lewis Hamilton, Max Verstappen, Charles Leclerc, Sebastian Vettel, Valtteri Bottas, Carlos Sainz, Lando Norris e Daniel Ricciardo.

Nico Hulkenberg que participou de duas provas em 2020 é o décimo segundo colocado, além disso, o seu retorno é esperado. Enquanto Fernando Alonso já tem o retorno certo para a Fórmula 1, com a Renault em 2021.

O que chama a atenção nesta lista não é nem o fato de Ayrton Senna estar na ponta (já que sempre foi considerado um dos mais velozes) ao lado de Michael Schumacher que guiou o carro da Ferrari de 2002. Mas o fato de pilotos que não são campeões ou que ainda não possuem poles, estarem à frente do tetracampeão, Alain Prost.

Heikki Kovalainen (8º) e Jarno Trulli (9º), foram analisados com uma vasta lista de concorrentes, o finlandês teve 12 companheiros de equipe, enquanto o italiano teve 19. Mais companheiros, aumenta a chance de obter uma posição melhor, além da permanência pelos times que estes pilotos passaram.

Posso dizer que alguns pilotos que eu gosto, estão bem ranqueados. Vettel chama atenção pela décima posição, mas as classificações disputadas com Mark Webber não eram totalmente fáceis, né? O outro lado dessa história, é que Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Nico Rosberg também disputaram voltas rápidas com o alemão.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo