ColunistaFórmula 1Post

F1 2022: Mudanças para a próxima temporada

A Fórmula 1 já revelou o carro-conceito para a temporada 2022, o modelo que busca uma aproximação do grid

A Fórmula 1 revelou o modelo que será utilizado em 2022, o novo regulamento será introduzido no próximo ano, depois de ser adiado por conta da pandemia de Covid-19. Atualmente a categoria busca a aproximação das equipes, tornando a competição mais disputada e melhorando as chances de todos os times daqueles times que estão ao final do pelotão.

O que foi apresentado hoje é um carro-conceito, uma direção para os times, mas as equipes ainda vão imprimir as suas características e diretrizes no modelo. O regulamento conta com um norte, para que os times possam se basear e realizar a fabricação dos seus carros.

Não tem muito tempo a se perder até o início da próxima temporada. Alguns times já estão virando a chave e focando no carro do próximo ano, justamente por conta das diversas mudanças aerodinâmicas e estruturais do carro.

O modelo foi todo reformulado, então as asas dianteiras e traseiras tem um design diferenciado, mas todas as mudanças estruturais são para evitar a turbulência e fazer com que um carro possa andar próximo do outro. A Fórmula 1 ainda vai manter o DRS, pois o sistema auxilia nas ultrapassagens, no entanto vão observar o seu comportamento neste novo carro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Obviamente vários pontos do novo carro são curiosos, mas é o assoalho que acaba roubando a atenção. O que os carros usaram em 2020 tinham diversas aletas que ajudavam no direcionamento do vento e atuação na pressão aerodinâmica do carro. Em 2021, na tentativa de reduzir a downforce por conta do desgaste dos pneus, o regulamento foi reformulado desta forma o assoalho também sofreu modificações, perdendo várias aletas.

Olhando para 2022, a Fórmula 1 resgata o efeito-solo, recurso usado no final dos anos 1970 a 1982 até ser banido. O assoalho é uma peça fundamental para a gerar a downforce, mas a forma como será empregada é pensado para a aproximação dos pilotos. Ele também conta com um formato mais estreito, se moldando ao desenho do carro.

Confira: Fórmula 1 revela carro de 2022, modelo busca oferecer mais competitividade nas pistas

O efeito-solo pode trazer benefícios para a categoria, que hoje tem mais segurança, além de tecnologia mais moderna, podendo impactar diretamente nas disputas.

O carro tem uma aparência mais limpa, com as mudanças dos bargeboards e do sidepods. O modelo é um resgaste da aerodinâmica eficiente do passado, com combinação de várias Eras da categoria.

Sobre o Peso do Carro

O peso do carro sofreu uma alteração, ele ganhou 5%, de 752 kg para 790 kg. Os pneus e rodas vão deixar o carro mais pesado, estima que elas são 14 kg mais pesadas do que a estrutura que é usada atualmente. A mudança dos pneus ocorre pela implementação do aro 18, além disso a estrutura do composto é para evitar o superaquecimento, algo que acaba impactando diretamente nas corridas e disputas em pista. As calotas vão retornar, também para ajudar na diminuição da turbulência, aproximando mais os competidores.

Outro fator que gera a mudança do peso do carro são os equipamentos de segurança, dado os testes de colisão. No próximo ano quando os carros tiverem contato, as peças não devem gerar tantos detritos.

F1 revela o carro de 2022 – Foto: reprodução F1

Combustível

A Fórmula 1 está rumando para uma tecnologia mais sustentável, a categoria segue discutindo os novos motores e o que deve mudar para 2025. A categoria também está trabalhando duro para introduzir um combustível totalmente sustentável, mas em 2022 ele terá 10% de uma mistura de etanol avançado sustentável (bio-componentes) – conhecido como E10.

Confira o podcast!

Gravamos um podcast sobre a mudança de regulamento assim que a Fórmula 1 notificou sobre elas. No entanto, por conta da pandemia, apenas algumas coisas já entraram em vigor para 2021, como o teto orçamentário e o uso do túnel de vento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados