ColunistasPost

ESPANHA – E MAIS UMA ESTRELA BRILHA

| Débora Santos Almeida – publicado em 15/05/2016 às 14:02

Durante esse final de semana, mais um nome foi escrito na história da Fórmula 1. O nome da vez é Max Verstappen, com apenas 18 anos, o mais jovem a vencer um Grande Prêmio e dificilmente alguém vai quebrar essa marca. O menino que acabou de ser transferido para a Red Bull Racing, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, deixando varias pessoas que estavam presentes de boca aberta e enchendo de orgulho o pai. Não acho que essas comparações com pilotos como Shumacher ou até que ele seja o novo Vettel da RBR são validas, cada piloto é um e ele acabou de vencer uma corrida, onde temos que levar em consideração que os dois carros da Mercedes estavam fora, ele soube cuidar dos pneus para manter Raikkonen atrás e não ser ultrapassado até o final da corrida. Talvez se a equipe Mercedes não existisse nessas atuais condições a briga seria entre a Ferrari e a RBR, do contrario elas ainda vão apenas batalhar por um segundo lugar. O importante é Max manter a autoconfiança, porém não exagerar, manter a cabeça e pensar que ele não é o único na pista e ao cometer uma besteira ele pode afetar ele e o resto da equipe. 

Ricciardo acabou liderando a prova por algum tempo, mas com a estratégia de três paradas usadas pela equipe, acabou sendo superado pelo seu companheiro de equipe. Quando a corrida estava se aproximando das suas voltas finais, Ricciardo vinha tentando de todas as formas ultrapassar Vettel, com o desgaste do pneu, esse acabou estourando, mas ele consegui fazer a parada e voltar ainda em quarto lugar. Vettel ainda reclamou do jeito com Ricciardo estava guiando o carro, dizendo que eles estavam brincando de ping pong, mas será que a F1 realmente não é um jogo de pingpong? Será que a ideia de guiar um carro em uma competição como essa, é se sair melhor que o seu adversario? Vettel não gostou e ficou reclamando no rádio.  

Raikkonen contribuiu para a dobradinha da Ferrari e por manter o pescoço de Arrivabene na Ferrari, que mesmo fazendo o que esta ao seu alcance,cogitaram na possibilidade de uma substituição, porém fica dificil ter resultados quando o carro só é competitivo com a RBR, a Mercedes é uma equipe fora da curva nesses últimos anos, assim como a RBR foi, a disputa acontece do segundo lugar para baixo, até alguém descobrir um jeito de barrar o seu avanço ou fazer um carro com diferencial relevante. 

Acho que a briga entre Rosberg e Hamilton foi um incidente de corrida, reforçado pelo veredito da FIA. Acho que Hamilton estava muito confiante, imaginou que a distancia que ele tinha para o carro de Rosberg era suficiente para ser utilizada e arriscou, também deve ter imagino que Nico abriria espaço como em vezes passada isso aconteceu, se esquecendo que Rosberg esta cada vez mais confiante e que logo não entregaria aposição. Hamilton arriscou muito e deixou se levar pelas impressões do passado, mesmo vendo que o carro do seu companheiro estava dando sinal de não estar usando toda a potencia do motor, ele achou que era a hora de arriscar. Hamilton diz que Nico errou na largada ao regular os ajustes do carro. 

Hamilton queria vencer essa corrida, já que está com 43 pontos de diferença do seu companheiro e com esse incidente acabou sendo ultrapassado por Raikkonen.  

Enquanto a disputa mais importante acontecia na ponta, Massa fazia uma corrida de recuperação, já que sua equipe acabou soltando ele muito tarde durante o treino classificatório, largando do 18° lugar, acabou ganhando 10 posições e terminou em 8° na zona de pontuação,  pra eles aestratégia de três paradas funcionou, para ajudar da aderência e contribuir para as ultrapassagens. Bottas largou em 7° e chegou em 5° devido ao incidente que deixou as duas Mercedes fora. 

A próxima disputa acontece no dia 29 de maio em naco. Até lá.  

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
Botão Voltar ao topo