ColunistasFórmula 1Post

Em disputa acirrada com Ferrari, Pérez estabelece o melhor tempo do TL3 em Mônaco

Antes da classificação ser disputada, o TL3 abriu essa manhã de sábado (28) onde tivemos uma amostra do que pode acontecer na próxima atividade. Se classificar bem em Mônaco é extremamente importante, principalmente em um circuito tão apertado e com poucas oportunidades para ultrapassar. Para o domingo existe o risco da chuva, mas não é possível contar com ela para bagunçar o grid.

Vimos mais uma disputa acirrada entre Red Bull e Ferrari, mas principalmente entre Sergio Pérez e Charles Leclerc. O mexicano está andando muito bem na pista e superou o companheiro de equipe até este momento em Mônaco. Pérez anotou 1m12s476 para estabelecer a pole, separado por 0s041 do dono da casa.

A disputa está bem equilibrada, com os quatro primeiros colocados dentro de 1m12s. Carlos Sainz ficou à frente de Max Verstappen, o holandês reclamou algumas vezes que o carro estava saindo muito de frente. Mesmo com a Red Bull acreditando que a Ferrari está mais rápida neste circuito, fica claro que eles também contam com um carro bem equilibrado. O time austríaco realizou uma porção de mudanças para o seu carro após ver o desempenho da Ferrari na sexta-feira.

Outro detalhe que chama muita a atenção, é que mesmo o composto passando das dez voltas, ainda é possível obter uma volta rápida. Mônaco não consome muito dos compostos e os times estão conseguindo trabalhar mais tempo com o mesmo jogo de pneus.

O grid segue bem variado, Pierre Gasly obteve o quinto lugar, acompanhado por Lando Norris que mais uma vez conseguiu andar bem no circuito. Lewis Hamilton foi o sétimo colocado, mesmo reclamando do comportamento do carro e da dificuldade para avançar no grid. Kevin Magnussen encaixou a Haas na oitava posição, seguido por George Russell e Fernando Alonso.

A classificação em Mônaco será disputada às 11h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi o TL3 em Mônaco

Em Mônaco não tinha nenhum sinal de chuva, quando a atividade começou a temperatura na pista estava na casa dos 52°C, com 27°C no ambiente.

Rapidamente Nicholas Latifi foi enviado para a pista, o piloto da Williams abriu a tabela de tempos depois de anotar 1m19s375, o piloto usava os pneus médios. Nesta primeira saída dos boxes alguns pilotos fizeram apenas uma volta de instalação. Instantes depois Fernando Alonso assumiu a primeira posição registrando 1m15s809, onde já avaliava os pneus macios.

Nos dez primeiros minutos de atividade poucos pilotos estavam em pista. Alonso melhorou a sua marca registrando 1m14s757, seguido por Bottas que tinha obtido a segunda posição com 1m15s921, Riccardo e Zhou ocupavam o terceiro e o quarto lugar, respectivamente. O quatro primeiros estavam com os pneus macios. Carlos Sainz e Charles Leclerc completaram as suas primeiras voltas com um tempo alto por conta da preparação do carro. Sainz saltou para a ponta com 1m14s114.

Na sequência, Leclerc obteve a primeira posição com 1m14s008. Com os primeiros quinze minutos de sessão completados, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Pérez, Alonso, Bottas, Norris, Zhou, Tsunoda e Schumacher. O monegasco tinha aferido um tempo na casa de 1m13s647.

Apenas a dupla da Aston Martin e Albon estavam em pista trabalhando com os pneus médios, os outros pilotos estavam avaliando os pneus macios. Após Alonso completar seis voltas com o seu jogo de pneus, o espanhol retornou aos boxes.

Na quarta volta dos pneus macios, Verstappen superou Sainz para ocupar a segunda posição com 1m13s685, evoluindo para 1m13s680 durante o sexto giro trabalhando com os mesmos compostos. A McLaren estava mais uma vez dentro do top-10, Norris era o quinto colocado com 1m14s215, enquanto Ricciardo ocupava a sétima posição.

A disputa para a demonstração de forças entre Red Bull e Ferrari tinha começado. Pérez obteve o melhor tempo ainda usando os mesmos pneus macios, o mexicano anotou 1m13s297, Verstappen tinha obtido o segundo tempo com 1m13s422, mas Leclerc que também estava em volta rápida, conseguiu registrar o mesmo tempo estabelecido pelo atual líder da sessão.

Com 30 minutos de atividade os dez primeiros eram: Leclerc, Pérez, Verstappen, Sainz Gasly, Norris, Russell, Magnussen, Bottas e Hamilton. As posições foram se alterando rapidamente.

Para os últimos minutos da sessão, contando ainda com 20 minutos de atividade, alguns pilotos começaram a instalar um novo jogo de pneus macios, enquanto Aston Martin e Williams abandonaram os compostos médios para aferir as suas voltas rápidas. Leclerc já estava na casa de 1m12s885. O monegasco tinha obtido o tempo com um pneu macio que completou quinze voltas.

Alguns erros também aconteceram durante essa atividade, com os pilotos usando as poucas áreas de escape que existiam pelo circuito, mas a sessão foi sem a presença da bandeira vermelha.

Lewis Hamilton acabou reclamando da performance do carro e não conseguiu ficar mais próximo dos líderes da sessão, com o carro da Mercedes ainda sem obter uma boa performance nas curvas de média e baixa velocidade. O inglês já tinha lutado com o carro na sexta-feira, principalmente por conta dos saltos.

O dono da casa retornou para a pista com um novo jogo de pneus macios para os últimos 15 minutos de atividade. Leclerc obteve 1m12s885, mas rapidamente foi superado por Sainz que tinha 1m12s846. Pérez estava realizando um bom treino de classificação, o mexicano obteve 1m12s777 para superar a dupla da Ferrari, enquanto Verstappen ficou entre Sainz e Leclerc, obtendo a terceira posição com 1m12s881. Stroll perdeu o controle do carro quando passava pela Piscina, ao atacar a zebra o piloto da Aston Martin bateu na contenção e danificando a sua asa dianteira.

Para fechar a sessão em alta, Pérez obteve 1m12s476, contra 1m12s517 de Leclerc, superando o monegasco por 0s041. O mexicano quebrou a liderança do dono da casa, que terminou na ponta durante toda a sexta-feira. A classificação como um todo, mas principalmente o Q3 promete ser bem movimentado.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo