ColunistasFórmula EPost

Di Grassi segue na disputa pelo campeonato da Fórmula E depois da 12ª rodada

Neste sábado a Fórmula E disputou em Londres a 12ª rodada da temporada 2021, a competição está se aproximando do final. A prova contou com a vitória de Jake Dennis, piloto da BMW I Andretti se utilizou de uma estratégia forte para derrotar Alex Lynn e assumir a liderança da corrida.

O campeonato segue movimentado, com Sam Bird que não pontuou na etapa, mas mantém os 81 pontos e segue na liderança, acompanhado por Antonio Félix da Costa que conta 80 pontos. Em termos de competição, ainda é importante dizer que Lucas di Grassi está no páreo, o piloto da Audi terminou a corrida na sexta posição, agora é o atual décimo colocado na tabela de pilotos, contando com 62 pontos, apenas 19 de diferença para o líder.

Avaliando a prova é necessário antes falar sobre a classificação. A sessão contou com uma pista que foi evoluindo a cada momento, em decorrência da chuva que acabou caindo antes da classificação. Di Grassi teve chances de batalhar pela Superpole, mas acabou começando a corrida da sétima posição.

O traçado adotado no Centro de Exposições ExCel forneceu uma pista com poucas chances de ultrapassagem. Desta forma a estratégia de utilização do modo ataque não foi muito favorável para o brasileiro. Vale ainda lembrar que nesta etapa a Fórmula E expandiu a utilização do modo ataque, a ativação de cada uma delas durava oito minutos – um período muito longo que colocava os carros em performance muito parecida, deixando a corrida ainda mais travada.

Lucas di Grassi segue na disputa pelo campeonato. Jake Dennis saltou para a terceira posição do campeonato, depois de vencer em Londres – Foto: reprodução Audi

“Larguei em sétimo e o que nos atrapalhou um pouco foi nossa estratégia de uso do modo ataque. Ficamos sem essa opção muito cedo durante a prova. Então nos estágios finais brigamos para não perder posições – e não conseguimos avançar. Mas mesmo assim foi um resultado importante, reduzimos a diferença para o líder e tudo é possível nesta temporada do jeito que as coisas estão. Contando com a prova de amanhã, faltam três corridas e há muitos pontos a serem conquistados ainda. Vamos manter a fé e foco que podemos chegar lá”, disse Di Grassi.

LEIA MAIS: EPrix de Londres: Jake Dennis acerta a estratégia e vence a corrida de sábado, Sette Câmara foi o último

Quando a prova terminou, Lucas di Grassi cruzou a linha de chagada na sétima posição, depois de travar um duelo com seu companheiro de equipe, René Rast e André Lotterer, piloto da Porsche. O brasileiro foi beneficiado com a desclassificação da dupla da Nissan, a equipe foi punida pelo uso irregular de energia, desta forma Di Grassi assumiu a sexta posição.

O campeonato está chamando a atenção justamente por estar muito apertado, até a etapa ser disputada, Jake Dennis tinha a mesma pontuação que Di Grassi, mas agora é o atual terceiro colocado, contando com 79 pontos. Vitórias e pódios estão modificando muito o andamento da competição.

“Eu nunca vi um campeonato tão apertado e imprevisível quanto o deste ano na Fórmula E. Basta uma prova para mudar muita coisa”, disse Lucas Di Grassi.

O campeonato está em aberto e neste circuito se provou que é necessário ter uma boa classificação já que ultrapassar é difícil. Di Grassi vai realizar a classificação deste domingo com o segundo grupo mais uma vez, podendo obter uma nova boa posição para a largada da 13ª etapa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo