ColunistasFórmula 1Post

Depois de ‘batalha’ pela ponta, Bottas lidera TL1 do GP do México

Nesta sexta-feira (05) a Fórmula 1 começou as atividades no México, o traçado se apresentou bem sujo, principalmente pela falta de eventos no local, mas também por conta da poluição. Os pilotos completaram várias voltas durante o TL1 e tivemos um duelo entre Mercedes e Red Bull que estavam brigando pela ponta.

Valtteri Bottas ficou com a primeira posição, o piloto anotou 1m18s341 com os pneus macios, enquanto Lewis Hamilton cravou 1m18s417 para ficar com a segunda posição. A Red Bull também esteve bem forte Max Verstappen foi o terceiro colocado, separado por 0s123 do finlandês, acompanhado por Sergio Pérez em quarto lugar. A Red Bull fez parte dos treinos com os pneus duros onde mostrou uma performance muito forte.

E talvez o que ateste o ritmo da equipe austríaca vem justamente com a validação dos tempos obtidos por Pierre Gasly (5º colocado) e Yuki Tsunoda (11º colocado). O japonês também apareceu no top-3 ao longo do TL1.

A atividade acabou com Carlos Sainz ocupando o sexto lugar, enquanto Charles Leclerc ficou com a oitava posição, mesmo após bater durante a sessão. A dupla da Ferrari foi mais uma vez forte, o time italiano está sendo observado, principalmente para ver o que eles vão conseguir extrair do carro neste fim de semana após da atualização do motor.

Depois do desastre que foi o GP do Estados Unidos para a Alpine, Fernando Alonso ficou com o sétimo lugar, enquanto Esteban Ocon foi o nono colocado. Sebastian Vettel fechou na décima posição com a Aston Martin.

A dupla da Alfa Romeo também apareceu no Top-10, mas depois retornaram a posições que são mais possível para a equipe, no entanto, a dupla da McLaren segue ‘apagada’, Daniel Ricciardo foi apenas o décimo quarto, acompanhado por Lando Norris em décimo quinto.

Saiba como foi o TL1 na Cidade do México 

Quando a atividade começou, a temperatura da pista estava na casa dos 38°C, com 18°C no ambiente.

E com a pista liberada, rapidamente os pilotos foram ocupando o circuito, grande parte deles usando pneus duros. Lando Norris parou na saída dos boxes já testando a largada e foi possível notar que tinha muita sujeira localizada naquela parte da pista. No entanto, conforme os pilotos foram avançando pelo circuito, muita poeira era levantada.

A Cidade do México é muito conhecida pelos problemas de poluição, muitas vezes é possível ver ao longo da transmissão aquela faixa de poluição no horizonte e um céu que parece estar supercarregado.

Logo na saída, Antonio Giovinazzi já indicava problemas no motor, informando que poderia ser algo no turbo. O italiano completou uma volta e anotou 1m25s566, com os pneus duros e permaneceu no circuito completando oito voltas, a situação parecia estar resolvida. Alguns pilotos apostavam nos pneus macios, Valtteri Bottas anotou 1m21s327, seguido por Norris que registrou 1m22s718.

Se aproximando dos dez primeiros minutos de atividade, Sergio Pérez assumiu a segunda posição com 1m21s301 de pneus duros, enquanto Hamilton tinha 1m21s549. Charles Leclerc foi visto escapando na pista, justamente pelo traçado ainda estar muito verde e sujo. Pouco depois, na curva 16, Leclerc perdeu a traseira do carro e por bater no muro de contenção, quebrou a sua asa traseira.

Instantes depois foi a vez de Sergio Pérez bater de forma muito parecida ao do monegasco, mas a asa traseira do mexicano ficou completamente danificada depois de tocar no muro de contenção da curva 16. A Red Bull passou a realizar os reparos no carro do mexicano pois o piloto conseguiu levar o carro aos boxes. 

A atividade seguiu, os tempos foram melhorando e com menos de 20 minutos de atividade, todos os pilotos já tinham aferido algum tempo na pista. Pierre Gasly assumiu a liderança da atividade com 1m20s316, na quinta volta do pneu macio, enquanto Verstappen melhorou o seu tempo para 1m20s869 no oitavo giro do pneu duro.

Lewis Hamilton passou reto pela curva 1, os erros ocorriam em vários pontos da pista, alguns muito semelhantes.

Os tempos ainda eram bem altos, mas Verstappen que seguia com os pneus duros registrou 1m20s214. Com 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Gasly, Bottas, Ricciardo, Pérez, Tsunoda, Vettel, Stroll e Russell.

A ponta se alternava rapidamente, Hamilton anotou 1m19s781 com os macios, Verstappen cravou 1m19s826 (depois de mudar a asa dianteira), enquanto Tsunoda anotou 1m20s011.

Com meia hora de atividade, a poeira seguia levantando-se em vários pontos do circuito. A pista estava mais vazia, com vários pilotos fazendo uma pausa, preparando os seus carros para uma nova saída. Neste instante, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Tsunoda, Bottas, Gasly, Alonso, Stroll, Ricciardo, Norris e Pérez.

Ocon que dava continuidade aos seus trabalhos com os pneus macios usados, anotou 1m20s888, superando Alonso. E neste retorno ao traçado, Raikkonen de pneus macios assumiu a quinta posição com 1m20s026, enquanto Sainz assumiu o topo da tabela de pontos por 1m19s470.

A dupla da Mercedes foi devolvida para a pista com outro jogo de pneus macios, Bottas cravou 1m18s834. Verstappen abandonou os compostos duros para trabalhar com os macios e anotar 1m18s464 superando o finlandês, enquanto Pierre Gasly tinha 1m19s050 para ficar com o quarto lugar.

Após 26 minutos, Sergio Pérez foi devolvido para a pista, dando continuidade ao programa com o uso dos pneus macios. Leclerc que também passou por reparos e foi enviado com os pneus macios nos últimos 20 minutos de sessão.

Depois da briga travada entre Mercedes e Red Bull pela ponta, foi Valtteri Bottas que ficou com a liderança da sessão, cravando 1m18s341.

Nos últimos minutos alguns pilotos estavam investindo em voltas em modo de simulação de corrida, com os tempos ficando mais altos em decorrência dos tanques mais cheios.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading