ColunistasFórmula EPost

Da Costa supera Lotterer e lidera TL2 da Fórmula E no México

Os pilotos da Fórmula E tiveram mais um treino livre para preparar os seus carros para a classificação. Desta vez vimos a dupla da DS Techeetah fechando a atividade nas primeiras posições. Antonio Félix da Costa registrou 1m07s345 para superar André Lotterer, o piloto da Porsche liderou o TL1.

Jean-Éric Vergne ficou com a terceira posição, acompanhando de perto o companheiro de equipe português.

Tivemos mais uma atividade movimentada e um duelo pelas primeiras posições, mostrando mais uma vez um grid bem misturado. A dupla da Venturi conseguiu aparecer nas primeiras posições durante a sessão, mas Lucas Di Grassi ficou com o 10º lugar enquanto Edoardo Mortara foi visto em 19º no fechamento da atividade.

A dupla da Mercedes permaneceu rodando abaixo do top-10.

A transmissão da classificação tem início às 14h40 (pelo horário de Brasília), enquanto o ePrix do México será disputado às 19h.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula E

Desde a realização do TL1, a temperatura na pista aumentou para 27°C, enquanto estava 16°c no ambiente. Com a pista liberada não demorou muito para os pilotos deixarem os boxes.

As escapadas pelo circuito não demoraram para acontecer, novamente a curva 1 se mostrava um ponto bem complicado do traçado. Depois de um TL1 apagado, Vandoorne anotou 1m08s987 para ocupar a primeira posição, mas pouco depois foi a vez de Nyck de Vries anotar 1m08s898 e superar o companheiro de equipe.

Os pilotos estavam fritando muito o pneu traseiro direito, algo que acontecia quando erravam o ponto de freada na curva 1. Motara e Di Grassi foram os primeiros a extravasar os limites na curva 16. Entretanto, os erros do brasileiro na curva 16 persistiam.

Buemi foi o primeiro a chegar na casa de 1m07s889, por consequência assumiu a liderança da sessão. Após dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Buemi, Vandoorne, Lotterer, Mortara, Güenther, Evans, Dennis, Vergne, De Vries e Frijns. Di Grassi aparecia na 11ª posição, enquanto Sette Câmara era o 13º colocado. Neste momento da sessão, alguns pilotos estavam nos boxes preparando os carros para a próxima atividade.

Sims começou a trabalhar com os 250 kW, aproveitando a pista mais livre, como estava no 19º lugar, saltou para o 4º lugar. Os estreantes na categoria, Askew, Ticktum e Giovinazzi apareciam na parte final da tabela de tempos.

A pista estava evoluindo rapidamente, com possibilidade de os tempos melhorarem. O líder do TL1, voltou para a ponta cravando 1m07s386, seguido mais uma vez de perto por Wehrlein. Neste momento restavam cerca de 15 minutos para o encerramento da atividade.

Conforme a sessão foi avançando, era possível ver uma grande alteração na tabela de tempos. Di Grassi levou a Venturi para o 4º lugar cravando 1m07s781, separado por apenas 0s067 de Wehrlein. Os pilotos se preparavam para a classificação, explorando a pista e minimizando os erros.

A dupla da Venturi que esteve apagada no início da sessão, cravou 1m07s346, roubando o primeiro lugar de Lotterer. Apenas Vandoorne e De Vries continuavam fora do top-10.

Os últimos minutos de atividade foram ainda bem disputados, Antonio Félix da Costa cravou 1m07s345, superando Lotterer para encerrar a atividade na primeira posição. A DS Techeetah conseguiu mostrar força nesta fase final, onde foi possível ver Vergne no terceiro lugar.

O brasileiro Lucas Di Grassi foi o décimo colocado, enquanto Sérgio Sette Câmara fechou a tabela de tempos apenas na última posição. O dono do carro 7 ainda foi visto rodando entre as curvas 11 e 12, após passar por um trecho irregular da pista e perder a traseira do carro.

Mais uma vez os pilotos tiveram a oportunidade de testar a largada após o encerramento da sessão.

Tempos estabelecidos durante o TL2 da Fórmula E – Foto: reprodução FE
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading