365 DiasColunistasFórmula 1
Tendência

Começava o melhor ano da Toyota na F1

Série 365: 08 de Janeiro de 2005, começava o melhor ano da Toyota na F1 - 01ª Temporada: dia 232 de 365 dias. Por: Debora Santos Almeida

O Toyota TF105 foi apresentado no dia 8 de Janeiro de 2005, o carro seria guiado pelos pilotos Jarno Trulli que havia deixado a Renault e Ralf Schumacher da Williams e a equipe ainda contava com Ricardo Zonta, piloto de testes brasileiro que havia entrado para o time ainda em 2003 e guiado o carro no ano seguinte após a saída de Cristiano da Matta.

Fonte: @Toyota

A equipe terminaria o campeonato atuando como quarta força, atrás da Renault, McLaren-Mercedes e Ferrari. Um ano de grandes disputas por parte das duas primeiras forças que protagonizaram vários Grandes Prêmios com Fernando Alonso e Kimi Raikkonen.

No começo de temporada as coisas pareciam ter engrenado para a Toyota, foram dois 2° lugares e um 3° em apenas cinco corridas no ano. Já Ralf até então se mantinha regular, ocupando o 4° e o 5° lugar no mesmo período de tempo.

A primeira pole do ano, aconteceu no final de semana do Grande Prêmio dos Estados Unidos, naquela corrida da crise dos pneus que permitiu apenas cinco carros terminarem a prova, desta forma o pódio de Trulli e da equipe foi completamente ofuscado e eles também não chegaram a completa-la, já que fizeram uma retirada voluntária ainda na primeira volta com outras equipes que também foram lesadas.

Depois do episódio dos Estados Unidos, Ralf Schumacher passou a progredir e obteve a segunda pole do ano para a Toyota no Japão sendo a penúltima corrida da temporada. Ainda outros dois pódios foram conquistados pelo piloto alemão, com dois terceiros lugares no Grande Prêmio da Hungria e China.

As fatídicas temporadas anteriores e o bom rendimento de 2005, fizeram a Toyota optar em manter a sua dupla de pilotos para a temporada seguinte, mas o carro de 2006 não seria tão regular quanto o TF105 o que levou a equipe a se tornar apenas a sexta força do grid.

lll Ainda nas pistas…

Com 37 anos Michael Schumacher dava os primeiros indícios ainda no começo de 2006 que aquela seria a sua última temporada, e o que de fato acabou se concretizando. O piloto alemão que já havia conquistado sete títulos tinha consciência que não seria mais tão competitivo a ponto de somar mais um título a sua carreira. Mesmo com essas palavras tão duras, Schumacher surpreendeu mais uma vez, conseguindo terminar o seu último ano de contrato na equipe italiana ocupando um segundo lugar no campeonato, atrás apenas de Fernando Alonso que vinha a conquistar o seu bicampeonato com a Renault.

lll Fora das pistas

William Henry Hartnell nasceu em 1908, em Londres. Era conhecido como Bill Hartnell e um dos feitos da sua vida foi se tornar ator, onde fez diversas peças de teatro de Shakespeare e mais tarde depois de interpretar inúmeros papeis foi convidado pela BBC para fazer parte de um novo projeto e dar vida a um dos personagens mais duradouros da televisão, ele era o Doctor na série Doctor Who entre os anos de 1963 a 1966.

Alguns diziam que era difícil trabalhar com o ator e certamente com o passar do tempo e a sua idade já avançada ficava mais complicado de adaptar os roteiros e algumas cenas precisavam ser refeitas já que as vezes Hartnell esquecia as suas falas ou não tinha o mesmo pique para fazer algumas cenas.

Foi um ator muito querido e graças a ele a primeira imagem do Doutor pode ser levada para a tv, naquela série que inicialmente era voltada para as crianças e gostaria de levar conhecimento para os lares.

Para saber um pouco mais sobre esse ator tão marcante e relatos sobre ele eu recomendo que vocês caros leitores vejam ”Uma Aventura no Tempo e Espaço” é um documentário produzido pela própria BBC para contar o nascimento da série e um pouco mais sobre a sua história. É um bom começo para quem nunca viu nada sobre Doctor Who, mas para os fãs é a oportunidade de aquecer o coração. Quem faz o papel de Hartnell neste documentário é David Bradley, que acabou retornando para a série no último especial de Natal o ”Twice Upon a Time” para dar vida mais uma vez ao primeiro Doutor.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading