ColunistaIndyPost

Com reação espetacular, Pato O’Ward vence em Detroit e assume a liderança do campeonato

Mexicano da McLaren fez largadas agressivas nas voltas finais e saltou de sétimo para primeiro, em disputa ferrenha com Josef Newgarden pela vitória

Com grande ritmo nas voltas finais, Pato O’Ward se consagrou em Detroit (Chris Owens/IndyCar)

A segunda corrida no circuito de rua de Belle Island, em Detroit, ofereceu mais emoções, com estratégias diferentes e disputas até o fim. Josef Newgarden liderou quase toda a corrida, mas na reta final acabou cedendo a liderança em disputa roda a roda com Pato O’Ward. O mexicano é o primeiro a vencer mais de uma vez em 2021 e, de quebra, assumiu a liderança do campeonato

A etapa foi liderada pelo piloto da Penske desde o começo. Newgarden largou na pole e aproveitou que começou a disputa com pneus duros, contra os macios de seus rivais, abrindo grande vantagem se aproveitando da alta degradação dos compostos na pista de rua.

A maior parte da prova rolou sem incidentes e, com isso, Newgarden administrou uma boa vantagem até a hora de usar os pneus mais macios no último stint. No entanto, Colton Herta conseguiu descontar a diferença com pneus melhores e chegou a ameaçar a liderança no último ciclo.

Então, começou o ciclo problemático que bagunçou a prova: Primeiro foi Jimmie Johnson, que ainda está com muitas dificuldades de adaptação ao carro da Indy, andando sem um ritmo competitivo. O heptacampeão da NASCAR rodou sozinho na curva 1 faltando 17 voltas para o fim e ficou parado na pista, chamando a bandeira amarela.

Foi nesse momento em que o nome de Pato O’Ward começou a se destacar. Largando em 16º, o piloto da McLaren SP conseguiu subir discretamente no pelotão ao longo da prova até chegar ao sétimo posto. Mas na relargada, o mexicano mostrou sua força, fazendo ultrapassagens até chegar ao quarto posto.

Faltando 12 giros para o fim, outra bandeira amarela foi chamada, desta vez com o problema nos freios do carro de Romain Grosjean. A peça do carro da Dale Coyne chegou a pegar fogo e o franco-suíço (ainda com receios desde o seu acidente no ano passado) pulou fora do seu bólido e pegou um extintor de incêndio de um fiscal para apagar as chamas, sendo contido por membros da equipe de resgate da categoria.

Na última relargada, O’Ward voltou a ser agressivo, assumindo a terceira posição e se intrometendo na briga entre Newgarden e Colton Herta. O mexicano despachou o piloto da Andretti e ensaiou o ataque ao rival da Penske.

Com três voltas para o fim, a manobra da corrida: na entrada da reta oposta, Newgarden deu uma escorregada e O’Ward botou de lado. Os dois seguiram roda com roda e chegaram a se tocar, mas o piloto da McLaren prevaleceu e assumiu a ponta.

O americano da Penske ainda teve de segurar as investidas de Herta e de Alex Palou nas voltas finais para manter a segunda posição, mesmo com os pneus bem desgastados. Mesmo assim, Newgarden manteve o posto, mas não conseguiu encerrar o jejum da sua equipe em 2021.

Mais à frente, festa completa para Pato O’Ward. Esta foi sua segunda vitória na temporada, sendo o primeiro piloto a repetir o triunfo neste campeonato, De quebra, o mexicano assumiu a liderança da competição, um ponto à frente de Palou.

A Fórmula Indy volta no próximo domingo, no circuito de Road America, em Elkhart Lake.

Classificação da corrida 2 de Detroit, confira aqui!

 

Campeonato da Fórmula Indy após 8 etapas:

1 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 299
2 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 298
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 263
4 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 248
5 – Rinus Veekay (NED) – Ed Carpenter/Chevrolet – 243
6 – Simon Pagenaud (FRA) – Penske/Chevrolet – 243
7 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 211
8 – Graham Rahal (EUA) – Rahal-Letterman-Lanigan/Honda – 209
9 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 202
10 – Takuma Sato (JPN) – Rahal-Letterman-Lanigan/Honda – 181

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados