NascarPost

Com chuva colossal, Chase Elliott fatura etapa do Circuito das Américas

A tempestade que atingiu Austin durante a etapa da Cup Series provocou acidentes e confusão, encerrando a disputa 14 voltas antes da bandeirada

Chase Elliott liderava quando a chuva apertou e foi declarado o vencedor (Jared C. Tilton/Getty Images)

 

A estreia da NASCAR Cup Series no Circuito das Américas em Austin, Texas, foi marcada por um temporal que caiu sobre a pista durante a prova. A chuva causou muitas dificuldades para os pilotos, com acidentes mais sérios e algumas confusões. O tempo instável encerrou a disputa antes do fim, o que beneficiou Chase Elliott, que conquistou sua primeira vitória na temporada.

A pista estava um pouco úmida na largada e os pilotos até largaram com pneus slick, mas com a precipitação aumentando, os pilotos foram forçados para os compostos de chuva, à medida em que a pista ficava molhada. Apesar das condições, os competidores conseguiram pilotar em um nível competitivo no primeiro estágio, com Joey Logano sendo o primeiro colocado.

Mas no segundo estágio, a chuva aumentou e o nível da aderência e de visibilidade pioraram muito. Não tardou para os acidentes acontecerem no meio do pelotão. Alguns pilotos se enroscaram e nomes como Kevin Harvick, Bubba Wallace e Christopher Bell abandonaram após um acidente. O piloto da Stewart-Haas era o mais indignado e reclamou das condições de pista veementemente.

 

Após a relargada, aconteceu o acidente mais assustador. Martin Truex Jr acertou Michael McDowell e ficou com sua frente avariada no meio da reta oposta. Na sequência, Cole Custer não conseguiu desviar, abalroou Truex e acertou o guard-rail, parando com o carro em chamas. A prova foi interrompida para a melhora do tempo e a limpeza da pista. Ambos os pilotos não se machucaram no acidente.

A prova foi retomada e Kyle Busch venceu o segundo estágio, liderando boa parte da prova. No entanto, os pilotos partiram para estratégias de boxes diferentes, com Chase Elliott, Kyle Larson e Ross Chastain surgindo como postulantes à vitória.

Contudo, a chuva piorou de novo e, após a rodada de Austin Cindric, a direção de prova chamou outra bandeira amarela faltando 14 voltas para o fim. Como a previsão meteorológica indicava um aumento da tormenta e a luz natural estava perto do fim, os comissários decidiram encerrar a disputa.

Assim, Elliott garantiu a sua primeira vitória em 2021 e poderá defender seu título nos playoffs, já que confirmou seu passaporte entre os postulantes ao campeonato. A próxima etapa da NASCAR Cup Series serão as tradicionais 600 Milhas de Charlotte, que ocorrem na noite do próximo domingo.

Classificação da etapa do Circuito das Américas:

1 – Chase Elliott – Hendrick/Chevrolet
2 – Kyle Larson – Hendrick/Chevrolet
3 – Joey Logano – Penske/Ford
4 – Ross Chastain – Chip Ganassi/Chevrolet
5 – AJ Allmendinger – Kaulig/Chevrolet
6 – Chase Briscoe – Stewart-Haas/Ford
7 – Michael McDowell – Front Row/Ford
8 – Alex Bowman – Hendrick/Chevrolet
9 – Tyler Reddick – Richard Childress/Chevrolet
10 – Kyle Busch – Joe Gibbs/Toyota

Classificação do campeonato (após 14 de 26 etapas):

Classificados por vitória: Martin Truex Jr (3 vitórias), Alex Bowman (2), Joey Logano, William Byron, Chase Elliott, Kyle Larson, Kyle Busch, Ryan Blaney, Brad Keselowski, Christopher Bell e Michael McDowell

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):

Denny Hamlin +301
Kevin Harvick +132
Austin Dillon +70
Chris Buescher +42
Tyler Reddick +38

Matt DiBenedetto -38
Kurt Busch -48
Ricky Stenhouse Jr -53
Ross Chastain -58

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados