ColunistasDestaquesFórmula 1

Classificação Rússia – Charles Leclerc desbanca Mercedes, confirmando boa fase e pressão é sentida pelos adversários

Charles Leclerc conquistou a sexta pole da carreira neste sábado (28), escrevendo mais um capítulo da história da categoria, o monegasco partiu para o Q3, convicto com o resultado e em sua primeira volta já havia surpreendido. Com mais uma troca de pneus, Leclerc retornou a pista e anotou 1:31:628, confirmando o bom resultado em Sochi, que já vinha sendo traçado desde o início dos treinos livres.

Sobrou a segunda posição para ser disputada, Sebastian Vettel ficou muito próximo de garanti-la, mas Hamilton tirou o que pode no terceiro setor e anotou 1:32:030, contra 1:32:053 do alemão.

Max Verstappen cruzou a linha de chegada na quarta colocação, mas por conta da punição a cumprir, o holandês vai largar da nona posição. Valtteri Bottas foi o quinto e assim largada amanhã ao lado de Vettel, após herdar a posição.

A dupla da McLaren, conseguiu o sexto e o oitavo lugar com Carlos Sainz e Lando Norris, respectivamente, entre eles veio Nico Hulkenberg com a Renault e Romain Grosjean e Daniel Ricciardo completaram o pódio.

Todos os pilotos com motor Honda no grid, dentre eles Max Verstappen, Alexander Albon, Daniil Kvyat e Pierre Gasly, tem punições a cumprir, pois a fornecedora de motores optou por realizar uma atualização nos motores, pensando em na etapa do Japão. 

A Fórmula 1 retorna neste domingo (29) para a realização do GP da Rússia, com largada às 8h10 da manhã.

lll Saiba como foi a Classificação

Na pista a temperatura estava na casa dos 31°C, com 22°C no ambiente.

lll Q1

 

Assim que a pista foi liberada para a regressiva de 18 minutos, a dupla da Williams deixou os boxes e utilizava os pneus macios. A Ferrari como estava utilizando os pneus médios, rapidamente deixou os boxes, tentando descobrir se esta era a melhor opção.

Russell abriu a tabela de tempos, anotando 1:36:201, acompanhado de Kubica com 1:37:304, mas rapidamente a Ferrari tomou a ponta, após anotar 1:33:613, enquanto Vettel ao cometer um erro, passava a ser o último colocado com 1:39:560. Ainda na classificação, Robert Kubica era visto rodando no setor 3, curva 13. Logo depois o piloto da Williams retornou para os boxes.

Lewis Hamilton passou a ponta com 1:33:230, acompanhado por Max Verstappen na segunda posição, separado por 0s138, ambos utilizando os pneus macios. Vettel não havia conseguido obter uma boa volta, mas seguia tentando com os pneus médios.

Alexander Albon acabou batendo na curva 13, após perder a traseira do carro e com isso o piloto da Red Bull provocou uma bandeira vermelha, restando pouco mais de seis minutos para o término da sessão. No momento da batida do tailandês, Vettel que havia concluído o segundo setor, poderia ter chances de obter uma posição melhor, mas com o acionamento da bandeira vermelha, o alemão não pode concluir a volta. Leclerc também estava melhorando o resultado, apesar de estar na terceira posição.

 

Assim que a pista foi liberada, Vettel deixou os boxes, para pegar a pista mais livre e melhorar o tempo, a Ferrari havia instalado os pneus macios e o alemão conseguiu anotar 1:33:032, se tornando o primeiro colocado.

Na zona de eliminação estavam: Gasly, Russell, Kubica, Albon e Kvyat. O russo da Toro Rosso não participou da classificação, pois acabou enfrentando problemas com o motor no terceiro treino livre que a equipe não pode solucionar a tempo antes da classificação.

 

Com o cronômetro zerado, Giovinazzi acabou empurrando Kimi Raikkonen para a zona de eliminação e assim apenas um dos carros da Alfa Romeo passou para o Q2. Kevin Magnussen subiu para a sexta posição, enquanto Grosjean era o décimo primeiro colocado.

lll Eliminados

16) Kimi Raikkonen 1:34:840

17) George Russell 1:34:840

18) Robert Kubica 1:36:474

19) Alexander Albon 1:39:197

20) Daniil Kvyat – Sem Tempo

 

lll Q2

 

Assim que a pista foi liberada, a Mercedes deixou os boxes utilizando os pneus médios, enquanto Max Verstappen estava com os pneus macios instalados. Lewis Hamilton conseguiu encaixar uma volta melhor que a do companheiro de equipe, após anotar 1:33:134, com Bottas logo atrás com 1:33:281.

Charles Leclerc roubou a ponta cravando 1:32:434, com Vettel em segundo, separado por 0s657. Verstappen fora superado pela dupla italiana, após anotar 1:33:092.

Com uma volta cronometrada, as posições eram: Leclerc, Vettel, Verstappen, Hamilton, Bottas, Gasly, Pérez, Norris, Hulkenberg e Sainz.

Na zona de corte estavam: Magnussen, Grosjean, Stroll, Ricciardo e Giovinazzi.

Restando cerca de quatro minutos para o término do Q2, os pilotos deixaram os boxes mais uma vez utilizando os pneus macios, Vettel melhorou a marca, mas permaneceu em segundo, anotando 1:32:563. Grosjean subiu para a sexta posição, enquanto Magnussen foi eliminado.

lll Eliminados

11) Pierre Gasly 1:33:950

12) Sergio Pérez 1:33:958

13) Antonio Giovinazzi 1:34:037

14) Kevin Magnussen 1:34:084

15) Lance Stroll 1:34:233

 

lll Q3

 

Assim que a pista foi liberada pela última vez, os pilotos começaram a se deslocar para o circuito, utilizando os pneus macios para disputar a pole. Lando Norris abriu a tabela com 1:34:108, mas rapidamente foi superado por Nico Hulkenberg, com 1:33:607.

Charles Leclerc assumiu a ponta com 1:31:801, com Sebastian Vettel separado do monegasco por 0s334. Lewis Hamilton era visto na terceira posição com 1:32:365, enquanto Bottas era o quarto com 1:32:632. Verstappen defendia a Red Bull em quinto, seguido por Hulkenberg, a dupla da Mercedes, Grosjean e Ricciardo.

 

Os pilotos deixaram os boxes mais uma vez, utilizando os pneus macios, Leclerc superou o seu tempo, anotando 1:31:628, para conquistar a sexta pole da carreira. Hamilton assumiu a segunda posição, superado por 0s402 e Vettel foi o terceiro colocado com 1:32:053. Max Verstappen cruzou a linha de chegada na quarta posição, mas vai acabar perdendo cinco posições no grid, pois a Honda realizou atualizações nos motores. 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo