ColunistasFórmula 1Post

Circuito de Yas Marina passa por mudanças em seu layout para gerar mais ultrapassagens

A Fórmula 1 confirmou nesta quinta-feira (24) as mudanças no traçado de Yas Marina, a última corrida do calendário de 2021. Com o intuito de gerar mais ultrapassagens e melhorar as corridas, o traçado sofrerá alterações em alguns pontos. As obras começarão no meio do ano, para serem finalizadas antes da corrida que está marcada para o dia 12 de dezembro.

Inaugurado em 2009 e recebeu o primeiro GP no mesmo ano, sempre foi muito criticado pela falta de ultrapassagens e ação.

Confira as alterações:

  • Dentre as principais mudanças, estão a eliminação de duas chicane para que o grampo na Curva 7 possa ficar mais largo.
  • A remoção da chicane entre as curvas 11,12,13 e 14, será substituída por uma curva mais longa com inclinação. O mesmo ocorre nos trechos entre as curvas 17, 18, 19 e 20, criando um trecho mais veloz para o traçado.
Novo traçado para o GP de Abu Dhabi – Foto: reprodução F1

Deixar a curva 17 mais larga, pode melhorar as oportunidades de ultrapassagem, enquanto a curva 20 gera uma aceleração plena, permitindo uma passagem mais rápida dos carros.

Saif Al Noaimi, CEO da Abu Dhabi Motorsports Management, responsável pelo circuito de Yas Marina, afirma que a intenção é fornecer provas melhores no traçado que encerra a temporada da Fórmula 1.

“Estamos continuamente identificando maneiras em que podemos evoluir, manter nosso produto atualizado e manter o apoio de nossa base de fãs leais.”

“Este programa, que representa um capítulo extremamente importante na história do Circuito Yas Marina, envolverá o trabalho realizado em três seções separadas da pista, aumentando a oportunidade para os pilotos ultrapassarem e ampliando a natureza competitiva de todos os eventos de automobilismo realizados no local.”

“O trabalho acontecerá durante o verão, com a conclusão prevista com bastante antecedência para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 deste ano, e estamos ansiosos para apresentar nossa nova pista aos fãs do automobilismo local e internacional nos próximos meses.”

Ross Brawn, diretor técnico da Fórmula 1 disse: “Apoiamos totalmente a decisão de fazer mudanças na pista, com o objetivo de melhorar a experiência geral do automobilismo, incluindo o Grande Prêmio de Abu Dhabi, para competidores e espectadores.”

“Dada a sua posição como a corrida de encerramento da temporada de Fórmula 1, é sempre uma data especial no calendário, e com o evento deste ano definido para ser o primeiro na nova pista e a última corrida antes de entrarmos na nova era da F1 em 2022, há um incentivo adicional para esperar pelo espetáculo”, concluiu.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo