ColunistasCrônicasDestaquesFórmula 1W Series

Calderón impressiona Sauber em seu primeiro dia de testes pela equipe

A colombiana Tatiana Calderón (25) realizou o seu primeiro teste com um carro de Fórmula 1 pela equipe Sauber nesta terça-feira (31), no autódromo Hermanos Rodríguez. A piloto completou 23 voltas no circuito e como prevê o regulamento foram para ”filmagem”.

Calderón ficou muito emocionada com esta primeira experiência, além disso ressaltou que guiar o carro da categoria foi mais fácil que o da GP3, pois o que ela corre conta com a direção assistida.

“Obviamente os batimentos cardíacos estavam um pouco em alta, especialmente quando você vê tantas câmeras e quando você liga o motor. Mas a equipe me preparou muito bem para aquilo que eu precisei fazer a todo momento”, lembrou a Tata.

Ela vem se preparando fisicamente e sente que está indo no caminho certo, pois não sentiu problemas quando esteve completando os seus giros e a primeira impressão dela foi que estava jogando um Playstation, pois as coisas aconteciam rapidamente.

O seu trabalho chamou a atenção na Sauber, Beat Zehnder comentou ”Ela fez um bom trabalho” e completou “o objetivo do dia era que ela sentisse o carro e melhorasse seu tempo, e ela fez um trabalho incrível hoje.”

A sua performance pode ser melhorada com mais oportunidades de guiar o carro, mas para um primeiro momento foi bem satisfatório. Calderon pode chegar a Fórmula 1 e é exatamente para isso que ela vem trabalhando. Se sentir confortável já é um primeiro passo para ela, pois desta forma é mais fácil conseguir bons resultados.

Se ela já impressionou o time com essa oportunidade, podemos esperar que logo ela esteja participando de sessões de treinos livres durante o TL1 em alguns circuitos na temporada ou nos testes da Pirelli de pneus onde Giovinazzi teve algumas oportunidades de mostrar o seu trabalho.

Participando dessas sessões ela acumula quilometragem o que é essencial para a principal categoria de Fórmula. Espero vê-la guiando, não só por ser mulher, não só para me sentir representada, mas por saber que ela merece está oportunidade, já que está lutando tanto para ser notada.

Antes da formação da W Series (categoria só para mulheres), ela já vem tentando conquistar o seu espaço, quebrando barreiras e mostrando que tudo pode acontecer com um bom preparo físico e a oportunidade de guiar, já que pilotos de testes passam mais tempo no simulador do que de fato testando o carro.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
Botão Voltar ao topo