Fórmula 2

Bölükbaşı piloto do virtual, disputará a temporada 2022 da Fórmula 2 com a Charouz

Os times da Fórmula 2 estão confirmando os pilotos que vão disputar a temporada 2022, a Charouz terá Cem Bölükbaşı em seu time. O turco de 23 anos está vindo do eSports para o campeonato de monopostos que dá acesso para a Fórmula 1. 

O piloto turco participou dos testes de pós-temporada que foram realizados em Abu Dhabi. Antes de chegar ao eSports, ele começou a sua carreira nas corridas no motocross aos 5 anos. O início das disputas nos campeonatos virtuais profissionalmente se deu em 2017, disputando vários campeonatos de Fórmula 1. Em 2020 ele foi o campeão da Fórmula Renault virtual.

Para correr no real, ele também precisou voltar a sua carreira para estes campeonatos, fez parte da GT4 Europeia, a pandemia atrasou os planos, mas em 2021 ele retornou para o GT4 Europeu, além de competir na European Le Mans Series na classe LMP3. Nos monopostos ele passou pela F3 Asiárica e na Euroformula, onde conquistou duas vitórias. O turco também participou de campeonatos de kart nos primeiros anos da sua carreira no automobilismo.

Bölükbaşı competiu do F1 Esports Series em 2017, 2018 e 2019 – Foto: reprodução

“Acho que a Euroformula sendo um carro de pressão aerodinâmica alta me ajudou. Não fiquei surpreso com a pressão aerodinâmica do carro de Fórmula 2. Foi mais a aceleração, a velocidade máxima e o lado técnico das coisas”, disse Bölükbaşı.

“Embora pareça um passo muito grande, acho que está mais perto do que as pessoas pensam, pelo menos foi o que senti. Acostumar-se à velocidade máxima é mais fácil do que se acostumar com o downforce de um carro. Eu dirigi carros diferentes no ano passado, pilotei GT4, LMP3, o carro Euroformula, o carro da F3 Asiática, então acho que isso foi útil para me adaptar rapidamente.”

O piloto fez os seus testes com a Van Amersfoort em Abu Dhabi, onde completou 84 voltas, participando de uma sessão voltada para que ele aprendesse mais sobre o carro da categoria e tivesse a oportunidade de se adaptar.

“Nunca tive a oportunidade de fazer testes na minha carreira até agora porque corremos com um orçamento do patrocinador, que estava focado em encontrar um orçamento para as corridas. O teste de Abu Dhabi foi, na verdade, a primeira vez que pilotei um carro fora de uma corrida, então, quando você pensa assim, é um verdadeiro avanço para mim testar um carro de Fórmula 2.”

Bölükbaşı sentiu que a sua adaptação foi rápida aos carros da Fórmula 2, participando de um teste assim ele teve a oportunidade de compreender mais sobre o lado técnico da categoria.

O turco é o primeiro a deixar os eSports e trilhar um caminho nas corridas da F2. Ele também tem o desejo de ser o primeiro piloto do eSports a correr na Fórmula 1.

“Eu sempre quis estar na F2, mas quando você está realmente lá, você se surpreende porque sempre foi um sonho, então leva tempo para que isso aconteça”, continuou ele. “Está ficando mais real a cada dia que se aproxima a temporada. Mesmo chegando até aqui, sou o primeiro no mundo a fazer isso, mas acho que definitivamente podemos continuar. Embora sempre tenha sido o objetivo estar na F2, era muito difícil imaginar acabar aqui.”

“Estou muito, muito feliz por me juntar à Charouz para a temporada 2022 da FIA Fórmula 2”, disse Bölükbasi. “Trabalhei muito para ter uma oportunidade como está e, antes de tudo, quero agradecer ao Antonín Charouz por confiar em mim, farei o meu melhor.”

Igor Fraga disputou a temporada 2020 da Fórmula 3 também com a Charouz, o piloto brasileiro foi para o campeonato da base depois de se destacar no eSports.

 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo