ColunistasPost

Atualizações e lastro para a segunda etapa da Stock Car

Neste fim de semana a Stock Car vai realizar a segunda etapa, que será disputada no autódromo de Interlagos. As atividades têm início neste sábado, contando com os treinos livres e classificação, deixando o formato de fim de semana da categoria mais agitado.

Atualizações

Após o forte domínio do modelo Chevrolet Cruze em Goiânia, os carros da Toyota em Interlagos vão utilizar o ‘pacote de desempenho 01’, uma atualização que visa equilibrar a disputa e melhorar a performance dos Corollas.

No ano passado a categoria já havia adotado este sistema de atualização, quando uma montadora acaba superando a outra em 30 pontos. A regra permanece para este campeonato, essa pontuação é feita com a soma dos resultados dos dois melhores carros de cada marca.

A atualização corresponde a modificações de ordem mecânica e aerodinâmica, uma maneira de manter o equilíbrio entre as duas montadoras que estão disputando a Stock Car.

Lastro

O lastro que foi um outro mecanismo utilizado em 2020 para ajudar a manter o equilíbrio da categoria, também será válido para o campeonato de 2021, na etapa de Interlagos os pilotos já vão utilizar o lastro em seus carros, a distribuição fica desta forma: Daniel Serra conta com 30kg, Gaetano di Mauro 25kg, Cesar Ramos 20kg, Bruno Baptista 15kg, Átila Abreu 10kg e Thiago Camilo 5kg.

O peso adicional acaba mudando o equilíbrio do carro, Daniel Serra que é o atual líder do campeonato, falou que não é somente nas retas que o carro acaba sendo prejudicado, o peso adicional ajuda a elevar o consumo dos pneus, além disso fica mais difícil de frear o carro.

Interlagos é uma pista que acaba consumindo os pneus, por conta da sua abrasividade, os pilotos que estão com o lastro vão precisar traçar uma estratégia para buscar o equilíbrio nos resultados das duas provas, na tentativa de somar mais pontos, já que fica um pouco mais complicado conseguir a pole – como no caso de Serra.

Programação completa da Stock Car em Interlagos

Sábado (15/05)
8h – Shakedown
9h50 – Primeiro treino
12h40 – Segundo treino
15h20 – Classificação

Domingo (16/05)
11h15 – Largada da primeira corrida
11h53 – Largada da segunda corrida

Conheça o podcast Baião do Grid, exclusivo sobre a Stock Car

LEIA MAIS: Antonio Félix da Costa desembarca em Interlagos para o fim de semana da Stock Car

<

p class=”post-title”>Preview segunda etapa da Stock Car: desafio Interlagos

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo