ColunistasFórmula 1Post

Após acidente de Schumacher em Jeddah, Haas fica sem chassi extra para GP da Austrália

Antes do início das atividades para o GP da Austrália, a Haas informou que não tem um chassi extra para a etapa. Durante a classificação em Jeddah, Mick Schumacher perdeu o controle do carro e foi direto para o muro de contenção. O carro ficou extremamente danificado, onde foi possível ver até mesmo o motor se soltando da célula de sobrevivência quando realizavam a remoção do carro.

A Haas chega à Austrália com um número limitado de peças, portanto não conta com um chassi adicional ou peças extras para a prova. A equipe americana precisa passar pela etapa sem sofrer nenhum dano nos chassis dos seus carros, pois dependendo da origem de um possível impacto, isso pode significar o abandono de Kevin Magnussen e Mick Schumacher pelo restante da etapa.

“A situação com peças de reposição é esperada na corrida seguinte por conta de uma grande batida. Temos tudo, mas não temos abundância de peças de reposição. A próxima pergunta é como está o chassi extra? Nós não temos um porque o enviamos de volta para a Europa no início da semana, então vamos prepará-lo para Ímola”, disse Guenther Steiner.

Schumacher bateu forte durante a classificação para o GP da Arábia Saudia. O piloto não participará da etapa – Foto: reprodução

O chefe de equipe da Haas explica que eles não têm um outro chassi, pois por conta de logística tiveram que leva-lo para Melbourne e apenas no começo dessa semana conseguiram devolve-lo para a fábrica (Dallara). O chassi da batida de Mick Schumacher ainda pode ser recuperado, eles só não têm tempo hábil para realizar isso para essa etapa.

“Tivemos que trazê-lo aqui por causa das formalidades alfandegárias – ele tinha que entrar aqui e depois poderia ser enviado de volta para a Europa daqui, e está voltando agora.”

O chassi é uma peça cara nos carros, os times costumam tem chassis reserva, mas não fazem uma produção em larga escala. Os pilotos também não gostam muito de mudar o chassi, pois ficam acostumados aos seus equipamentos.

Na Arábia Saudita a Haas até poderia ter colocado Schumacher para disputar o GP no domingo, mas após a batida do alemão, a equipe optou por não colocar o carro em pista, sabendo que poderia comprometer também a prova seguinte.

“Acho que não podemos abordar a situação de modo diferente. Os pilotos estão cientes do que está acontecendo, que não há chassi extra, mas isso pode acontecer às vezes. Não estou em pânico e se algo acontecer, vamos lidar com isso à medida que ocorrer. Você não pode dizer ‘vá lá e dirija com calma’, isso também não faz sentido, assim como: ‘não corra riscos extras se não precisar’”, complementou Steiner.

A Haas participará do GP normalmente, só espera não lidar com grandes questões. O nível de competitividade da equipe melhorou muito e agora eles tem grandes chances de terminar mais uma vez na zona de pontuação.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo