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Alpine pode ter identificado problemas sérios no A522, aponta jornal

A Alpine não esteve entre os times que mais andou na pré-temporada, o time completou 264 voltas durante os três dias de atividade em Barcelona, ficando apenas à frente de Alfa Romeo e Haas.

Durante os testes de pré-temporada Fernando Alonso e Esteban Ocon não conseguiram fazer muitas avaliações no A522 por conta da escassez de peças, mesmo fazendo o máximo possível para coletar dados satisfatórios para o time.

Uma fonte da Alpine (não identificada pelo jornal) conversou com o Mundo Desportivo, onde informaram que existem dúvidas relacionadas ao carro construído. Não seria uma grande novidade, já que no ano passado, quando o time realizou modificações do carro de 2020, para o regulamento de 2021, problemas no túnel de vento fizeram a Alpine dar um passo para trás na temporada. No começo do ano, enquanto os times seguiam se desenvolvendo a equipe francesa estava correndo atrás do prejuízo.

É muito difícil para os times identificarem a sua posição em pista, principalmente durante os testes quando cada equipe está avaliando coisas diferentes, mas que fazem parte do seu cronograma. A Alpine também desenvolveu o motor para este ano, pois com o início da temporada o congelamento dos motores entrará em vigor.

Quebra no último dia de testes, além da baixa quilometragem, podem indicar problemas um pouco mais sérios nos boxes da Alpine – Foto: reprodução

O segundo dia de testes foi produtivo, mas os fortes da Alpine informaram que a equipe estava andando com um mapa de motor mais conservador, evitando problemas com a confiabilidade da sua nova unidade de potência. Os primeiros dias de testes são justamente para avaliar a confiabilidade das peças, onde os times costumam ir até o limite para identificar e saber como proceder com as falhas.

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Quando a temporada tiver início a troca dos motores também será limitada, mas na pré-temporada os times podem fazer a avaliação de várias unidades de potência. A Alpine estava tentando adquirir o máximo de quilometragem sem quebrar, fazendo a coleta de dados. Bom, a Ferrari também aplicou um mapa conservador para o seu motor, mas os tempos e até mesmo a quantidade de voltas foram superiores as obtidas pela Alpine.

“Fernando está muito bem. O carro nem tanto. Faltam coisas…”, disse a fonte ligada ao time, mas não identificada pelo jornal. A Alpine fez diversas mudanças por conta do plano de reestruturação, até aproveitaram o momento para contratar Otmar Szafnauer para o cargo de chefe de equipe. O time está focado no “El Plan”, tentando ser uma equipe competitiva que pode buscar pódios e vitórias.

Na quinta-feira dos testes Alonso destacou a confiabilidade do motor: “Demos um bom passo em termos de potência com o nosso novo motor. Espero que sejamos competitivos no mesmo nível que os outros. Mas perdemos desempenho com o novo combustível [E10], por isso este fator também terá que ser levado em consideração quando se fala no desempenho do motor”, comentou o piloto espanhol.

O último dia não acabou bem para a Alpine, um incêndio gerado ainda na manhã de testes fez Fernando Alonso encostar o carro, o time francês ficou impossibilitado de retornar para a pista por conta dos danos.

As mudanças foram grandes para todos os times, mas atualmente a Alpine tenta fazer uma unidade de potência que seja tão competitiva como aquela fornecida por Ferrari e Mercedes, além do motor usado por Red Bull e AlphaTauri.

A Alpine acredita que neste ano poderia brigar pela 5ª posição do Campeonato de Construtores, mas isso também vai depender muito do desempenho dos seus rivais.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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