ColunistaDestaquesFórmula 1Post

A FIA realizou uma alteração em uma cláusula do regulamento esportivo para auxiliar decisões futuras

A FIA divulgou nesta sexta-feira (24) uma alteração no regulamento esportivo, adicionando uma cláusula que permite garantir mais poder para tomar decisões quando a circunstância for excepcional. Desta forma a FIA não precisa ter a unanimidade dos times para realizar alterações nas regras, a maioria vai bastar.

É algo que eles já estavam tentando implementar, principalmente para mudanças do regulamento que possam ocorrer com a competição em desenvolvimento – afetando a Fórmula 1, assim como outras categorias administradas pela FIA.

Veja o comunicado:

“Em virtude da crise jamais vista causada pelo Covid-19, a FIA continua a realizar mudanças em seus processos regulatórios para minimizar os impactos no futuro do esporte. Assim, em adição às mudanças anunciadas previamente nos regulamentos esportivos e técnicos, o Conselho Mundial de Esportes a Motor (WMSC) aprovou a introdução de uma cláusula de salvaguarda no Código Esportivo Internacional.

A cláusula de salvaguarda dispensa a atual necessidade de aprovação unânime de todos os competidores para mudanças nas regras de campeonatos da FIA, permitindo à entidade sob circunstâncias excepcionais realizar alterações nas regras com um período menor de aviso prévio e com a aprovação da maioria dos competidores”

A cláusula atualizada é a 18.2.4 –  “Podem ser aplicados períodos de aviso mais curtos do que os mencionados acima, desde que seja obtido o acordo unânime de todos os competidores devidamente inscritos para o campeonato, copa, troféu, desafio ou série em questão. No entanto, em circunstâncias excepcionais, e se a FIA considerar que a mudança em questão é essencial para a salvaguarda do campeonato, copa, troféu, desafio ou série em questão, o acordo da maioria dos competidores devidamente inscritos será suficiente.” – tradução livre.

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados