365 Dias
Tendência

Berger Vence e Moreno Consegue um Milagre

15 de Novembro de 1987, Berger Vence e Moreno Consegue um Milagre - Dia 178 dos 365 dias mais importantes da história do automobilismo

A Fórmula 1 chegava a Adelaide para a disputa do 3° GP da Austrália. O GP que no anterior sediara uma eletrizante decisão desta vez receberia uma prova com aquele clima de festa de final de ano pois o campeonato já estava decidido em favor de Nelson Piquet após uma ferrenha disputa com seu companheiro de equipe Nigel Mansell. O britânico ainda se recuperando do acidente que sofrera em Suzuka teve sua Williams pilotada por Riccardo Patrese, para o lugar do italiano a Brabham promoveu a estreia de Stefano Modena. Por ser a prova final do calendário a prova australiana sempre foi palco para várias despedidas. Em 1987 Piquet deixava a Williams partindo para a Lotus, além do tricampeão a equipe perderia também os motores Honda. Ayrton Senna trocava a Lotus pela McLaren, a equipe de Ron Dennis receberia além de um novo piloto o potente motor nipônico para 1988.

Gerhard Berger embalado pela vitoria na etapa anterior no Japão cravou a pole nas sinuosas e charmosas ruas de Adelaide. Alain Prost fechava a primeira fila, a seguir vinham Nelson Piquet, Ayrton Senna, Thierry Boutsen, Michele Alboreto, Riccardo Patrese e Stefan Johansson. O austríaco da Ferrari manteve a ponta na largada e não foi incomodado em momento algum. A prova transcorreu sem acontecimentos dignos de nota.

Após 1h52 min Gerhard Berger venceu o GP da Austrália, 3ª vitória de sua carreira e o primeiro piloto a vencer dois GPs seguidos com a Ferrari desde Gilles Villeneuve em 1981 (Mônaco e Espanha). Ayrton Senna e Michele Alboreto completaram o podium, mas o piloto da Lotus foi desclassificado por irregularidades nos freios. A eliminação custou a Senna o vice-campeonato de 1987 e permitiu a outro brasileiro, Roberto Moreno, e a uma equipe inexpressiva, AGS, pontuarem pela primeira vez. O pequenino time francês que contava até a etapa do México com Pascal Fabre ao volante contratou o brasileiro para as etapas finais no outro lado do mundo. Em Adelaide classificou a AGS na 25° e penúltima posição no grid e fazendo uma prova de paciência foi galgando posições com os infortúnios dos adversários. Moreno teve disputas interessantes com Christian Danner (Zakspeed) e Jonathan Palmer (Tyrrell), ele mesmo o pai de Jolyon Palmer, restando 35 voltas a AGS ocupava a 15° e última posição, então as quebras dos carros a frente começaram a ajudar o #14, dentre eles Christian Danner, Andrea de Cesaris e Riccardo Patrese. Roberto Moreno conseguiu o milagre de cruzar a linha de chegada em 7° lugar 3 voltas atrás do vencedor, mas horas após a bandeirada veio a eliminação da Lotus e a nanica AGS pode comemorar seu primeiro ponto. Uma curiosidade final Yannick Dalmas da Lola Larrousse foi o quinto colocado, mas o piloto e a equipe pontuaram afinal o francês não estava inscrito para todo o campeonato.

lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.

Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading