365 DiasColunistasDestaquesFórmula 1
Tendência

A primeira vez é inesquecível

11 de Abril 1999, A primeira vez é inesquecível - Dia 325 dos 365 dias mais importantes da história do automobilismo.

Aquela semana demorou para passar, a sexta e o sábado então nem se fala, os minutos transformaram-se em horas e as horas em dias. Mas enfim o domingo chegou, foi difícil conseguir dormir aquela noite, minha ansiedade estava nas nuvens. Me perguntei umas mil vezes: “será que vai ser legal?”, “será que vou gostar?”, “será que dá para ver os carros?”.

Foto de Cristiano Seixas

Cheguei ao templo sagrado de Interlagos por volta das 9hs, o warm-up começava as 9:30 hrs e pelo tamanho da fila confesso que achei que não seria possível entrar a tempo. Mas a fila andou rapidinho e ao cruzar os portões do setor A pela primeira vez fiquei deslumbrado, tive a certeza que estava no meu habitat, no meu mundo.

Foto de Cristiano Seixas

9:30 hrs, carros na pista. Jamais esquecerei o rugido feroz dos motores V10, fiquei boquiaberto como os motores gritavam forte mesmo na longínqua reta oposta. O primeiro carro de F1 que tive vi ao vivo e a cores foi a Arrows de Tora Takagi, essa imagem está na minha retina para sempre. Não consegui segurar a emoção, lágrimas vieram a meus olhos, o sonho acalentado tantos anos virava realidade. Os carros fizeram a volta de instalação retornando aos boxes. As emoções ainda se elevariam quando os bólidos rasgaram a reta dos boxes a toda velocidade, aí neste momento eu pude ter a real noção do quanto os F1 são rápidos, claro me emocionei de novo.

Foto de Cristiano Seixas

Terminado o warm-up minha ansiedade para a corrida estava a mil., mas para completar a manhã ainda pude acompanhar provas da Espron, uns carrinhos quadradões categoria apadrinhada por Nelson Piquet, tivemos também etapa do Sul-americano de Superturismo, lembro que o Cacá Bueno corria com um Peugeot amarelinho. Assistindo as preliminares ficava mais nítido ainda a diferença de velocidade da F1 para as outras categorias.

Foto de Cristiano Seixas
Foto de Cristiano Seixas

13:00 os mecânicos começam a levar os equipamentos ao grid de largada. 13:30 boxes abertos, as máquinas tomam suas posições no grid.

14:00 os 21 carros ligam seus motores e partem para a volta de apresentação. Fiquei enlouquecido com os carros acelerando e freando antes da largada. Finalmente a largada, David Coulthard fica parado e por muita sorte ninguém o acertou, Rubens Barrichello da Stewart faz uma bela largada e pulando para segundo lugar. A primeira volta foi incrível, todos os carros juntos rasgando a reta, judiei dos meus ouvidos ficando sem protetor auricular nesta volta, mas no fundo valeu a pena. Volta 3, a McLaren de Mika Hakkinen perde rendimento subitamente na reta oposta, Rubens Barrichello assume a liderança com a Stewart, o autódromo veio abaixo. Hakkinen consegue se manter na pista na 3° colocação. Rubens Barrichello liderou até a volta 26, só perdendo a liderança quando iniciaram-se as paradas para reabastecimento.

Foto de Cristiano Seixas

Rubens conseguiu manter-se em uma excelente 3° colocação, o podium era mais que possível. Mika Hakkinen supera Schumacher nas paradas e reassume a ponta. Mas o motor Ford da Stewart quebra na volta 42. Decepção nas arquibancadas, Barrichello passa à nossa frente segurando uma bandeira do Brasil. Daí até o final nenhuma alteração significativa. Jamais me esqueci de Mika Hakkinen recebendo a quadriculada, Schumacher em segundo e Frentzen com a Jordan em terceiro mesmo ficando sem gasolina na volta final. O hino finlandês ficou em minha memória para sempre. Saí de Interlagos feliz da vida e com uma certeza, se eu já amava a categoria selei naquele dia meu casamento com ela. E claro o GP Brasil disputado naquele 11 de abril de 1999 está no meu coração para sempre, será sempre um dos, senão o mais especial para mim.

Foto de Cristiano Seixas
Foto de Cristiano Seixas

Não havia GP mais especial para escrever no meu 100° post no Boletim do Paddock para o qual tenho a honra de escrever desde 2015, iniciei com o fantástico GP Brasil de 2007, o post 50 também especial onde falamos da primeira corrida de carros na cidade de São Paulo e agora o número 100 com meu primeiro GP de F1 em Interlagos. Minha gratidão a toda equipe do BP, que venham mais 100 posts falando sobre o esporte a motor.

Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading